41 complicações, uma vitória Vacheron Constantin

41 complicações, uma vitória Vacheron Constantin

41 complicações, uma vitória Vacheron Constantin

Em 1755, Jean-Marc Vacheron assinou o seu primeiro contrato de aprendiz, que definiu o ponto de partida de uma aventura humana baseada numa busca pela excelência. Para materializar 270 anos de mestria técnica e estética, a Maison desenvolveu o relógio de pulso mais complicado da história da relojoaria, em harmonia com o seu lema “faça melhor, se for possível, e isso é sempre possível”. Com 41 complicações, esta edição única, objeto de 13 pedidos de patentes, é o resultado de oito anos de investigação e desenvolvimento. Uma obra-prima da inovação, integra cinco funções astronómicas nunca antes combinadas em relojoaria. Com 1521 componentes, o novo calibre 3655 de manufatura está alojado numa caixa em ouro branco com 45 mm de diâmetro e uma altura de apenas 14,99 mm, uma verdadeira proeza de miniaturização. Complementando o desempenho técnico deste relógio, a sua estética refinada foi concebida para otimizar a legibilidade das múltiplas funções.

Les Cabinotiers Solaria 41 complicações

41 COMPLICAÇÕES, UMA PROEZA TÉCNICA

Os relógios Grand Complication fazem parte do universo da Vacheron Constantin desde os seus primórdios. Ao longo dos 270 anos de história da Maison, esta mestria técnica teve uma forte expressão através do domínio da medição do tempo, das indicações musicais, cronográficas e astronómicas – e da arte de as combinar.

Desde o desenvolvimento do seu primeiro relógio com uma complicação de calendário com data, no final do século XVIII, a Vacheron Constantin não tem parado de ultrapassar os limites da relojoaria mecânica, nomeadamente no domínio das complicações astronómicas – conforme ilustrado pelo relógio de bolso com 13 complicações criado em 1929 para o rei Fouad I do Egito. Mais recentemente, os relógios Les Cabinotiers como o Celestia Astronomical Grand Complication 3600 (2017), o Astronomical Striking Grand Complication – Ode to Music (2020), o Calendário Perpétuo Turbilhão Armillary – Planetaria (2021) e o The Berkley Grand Complication (2024) distinguem-se não só pela sua originalidade estética, mas também por combinações raras de complicações astronómicas.

O relógio de duas faces Les Cabinotiers Solaria Ultra Grand Complication – La Première inscreve-se nesta longa tradição de relógios dedicados às particularidades do sistema solar e ao fascínio que exercem. Com os seus 1521 componentes, 41 complicações e 13 pedidos de patentes, é uma criação inventiva que transcende fronteiras, não só em termos de complicações e inovação, mas também de miniaturização.

  • Três leituras do tempo

Para integrar os diferentes conceitos subjacentes à medição do tempo, o calibre 3655 foi concebido de forma a indicar simultaneamente a hora civil, solar e sideral, com um mecanismo específico para cada uma delas. 

Hora civil – O primeiro mecanismo é dedicado ao dia de 24 horas da hora civil, a hora legal utilizada em todo o mundo, que se baseia no Tempo Atómico Internacional. É indicada no mostrador frontal do relógio pelos ponteiros centrais das horas e dos minutos, complementada pela indicação horas do mundo e um segundo fuso horário.

Hora sideral – O segundo mecanismo é dedicado à hora sideral, que é apresentada no verso do relógio; os minutos são apresentados na periferia do fundo de caixa fixo em vidro de safira, enquanto as horas são apresentadas num disco rotativo colocado por baixo. Com uma duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, um dia sideral é o tempo que a Terra demora a completar uma rotação completa de 360°, tomando como ponto de referência uma estrela fixa na abóbada celeste. Como a Terra gira sobre o seu eixo enquanto gira à volta do Sol, demora cerca de quatro minutos menos do que um dia de calendário a regressar ao seu ponto de origem relativamente à estrela em questão.

Hora solar – O terceiro mecanismo – conhecido como tropical – é dedicado à apresentação das peculiaridades da hora solar (ou tropical). Como a trajetória da Terra à volta do Sol é elíptica e não circular – e como o eixo da Terra está inclinado 23,4° em relação à elítica (o plano da sua órbita) – o tempo que o Sol demora a passar pelo zénite varia ao longo do ano. Esta diferença entre o dia solar (real) e o dia civil (médio) de 24 horas varia de -16 a +14 minutos consoante a época do ano e coincide apenas quatro vezes em doze meses (os equinócios e os solstícios). Este diferencial, chamado de equação do tempo, é apresentado no contador às 6 horas no mostrador frontal do relógio.

Les Cabinotiers Solaria 41 complicações 

INOVAÇÕES E DESENVOLVIMENTOS TÉCNICOS

O trabalho na arquitetura do calibre 3655 de 41 complicações, que reúne todas as funções astronómicas num módulo mecânico dedicado com apenas 2,8 mm de espessura, levou a Maison a aprofundar a investigação sobre a apresentação de novas funções astronómicas.

  • Cinco complicações astronómicas raras

Les Cabinotiers Solaria oferece cinco complicações astronómicas inovadoras numa combinação inédita, incluindo uma estreia mundial: 

  • A posição do Sol
  • A altura do Sol
  • A culminação do Sol
  • A declinação do Sol
  • Localização temporal de objetos celestes – estreia mundial 

Quatro destas complicações estão relacionadas com a trajetória aparente do Sol e são apresentadas na parte da frente do relógio – uma na periferia e três no mostrador às 6 horas. A quinta é apresentada no verso do relógio.

Posição do Sol – Localizada na periferia do mostrador, esta indicação acompanha a posição do Sol no céu quando o relógio está corretamente orientado de acordo com os pontos cardeais. Apresentada como um pequeno círculo amarelo, está serigrafada num disco de safira rotativo que também apresenta as horas do nascer e do pôr do sol e a duração do dia.

Altura do Sol – A segunda complicação apresenta a altura do Sol acima do horizonte, uma medida expressa em graus de ângulo que oscilam entre 20° e 68° e indicada por um ponteiro no mesmo contador que a equação do tempo às 6 horas.

Culminação do Sol – Uma terceira complicação, apresentada no mesmo contador, a culminação do Sol refere-se ao momento em que o Sol atinge o ponto mais alto da sua trajetória no céu. Muitas vezes confundida com o zénite (ponto vertical face ao horizonte do observador), a culminação depende da longitude do observador. Neste preciso momento, falamos de meio-dia solar, a meio caminho entre o amanhecer e o anoitecer.

Declinação do Sol – Esta indicação engenhosa corresponde ao ângulo entre o plano equatorial da Terra e uma linha imaginária que liga o Sol à Terra. Esta declinação do Sol varia consoante as estações do ano. No hemisfério norte, aumenta gradualmente de -23,5° no solstício de inverno para +23,5° no solstício de verão, um valor que corresponde à inclinação da Terra. Com um valor de zero nos equinócios, esta declinação solar é indicada por um ponteiro junto a uma representação tridimensional do Sol em ouro, integrada no contador às 6 horas.

Para mais informações aqui

Mais sobre a Vacheron Constantin no site

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

41 complicações, uma vitória Vacheron Constantin

bookmark_border

mais em Lifestyle

OMEGA apresenta o novo Seamaster Planet Ocean Worldtimer

a redireccionar em 10 segundos