270 anos de paixão – Vacheron Constantin

270 anos de paixão – Vacheron Constantin

270 anos de paixão – Vacheron Constantin

Aquando da fundação da Vacheron Constantin, no século XVIII, Genebra era uma cidade pacífica e economicamente próspera. “A atividade mais florescente de Genebra era a indústria relojoeira, à qual se dedicava mais de um quinto da população da cidade”, observava a Encyclopédie de Diderot e d’Alembert. A sua economia florescente foi acompanhada por um rico património cultural: cidade natal de Rousseau, atraiu outros grandes pensadores, entre os quais Voltaire, que aí se estabeleceu no mesmo ano da criação da Maison.

O contrato assinado em 1755 por Jean-Marc Vacheron com o seu primeiro aprendiz de relojoeiro é considerado o ato fundador da Vacheron Constantin, o início de um itinerário de excelência relojoeira impulsionado pela determinação e pela paixão de sucessivas gerações. 

O sucesso duradouro da Vacheron Constantin assenta na sua abordagem única da relojoaria, que consegue um equilíbrio delicado entre o conhecimento técnico e a sensibilidade O artística, a complexidade mecânica e a habilidade manual, a inovação e a elegância. Exemplos disso são o relógio de bolso cronógrafo e mecanismo de carrilhão alojados numa caixa em ouro de 20 quilates meticulosamente cinzelada, criado em 1918 para o industrial americano James Ward Packard e o Les Cabinotiers Armillary Tourbillon um relógio de edição única criado em 2023 para o painel de instrumentos do Rolls-Royce Amethyst Droptail feito à medida.

Essa procura pela excelência, que tem definido a identidade da Maison nos últimos 270 anos, é expressa de forma eloquente na nova campanha de comunicação que, ao longo de 2025, focará a atenção na procura pela excelência, que sempre foi um dos princípios inspiradores da Vacheron Constantin, no seu duplo aspeto de expressão mais consumada da arte relojoeira e de promoção e transmissão do conhecimento. O resultado é a materialização visual de uma epopeia humana cuja longevidade se deve a esse anseio de beleza. Woodkid, músico e diretor artístico francês que colaborou com a Maison nos últimos três anos, nomeadamente nos seus programas de tutoria, compôs uma música dedicada a esta procura de excelência que dura há 270 anos.

Para iniciar a celebração de 270 anos de paixão, e em resposta às expetativas dos seus clientes, a Vacheron Constantin apresenta o relógio com o qual inaugura as comemorações do seu aniversário: o Historiques 222 em aço inoxidável. 

Este modelo evoca uma criação lendária, apresentada pela primeira vez em 1977, por ocasião do 222º aniversário da Maison. Concebido por Jorg Hysek, o modelo afastou-se imediatamente das convenções dos relógios desportivos da época, que até então eram maioritariamente modelos profissionais para pilotos, mergulhadores e exploradores, e captou um novo ambiente cultural no qual as linhas entre formalidade e desportivismo se esbateram. 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

270 anos de paixão – Vacheron Constantin

bookmark_border

mais em Lifestyle

Veja apresenta novo modelo, Panenka

a redireccionar em 10 segundos