Desenhar a Encomenda de um projecto

Desenhar a Encomenda de um projecto

Desenhar a Encomenda de um projecto. A última sessão do ano do ciclo Campo Comum acontece já esta semana, quarta-feira dia 10 de Novembro, focando o potencial dos programas e dos projectos desenvolvidos por iniciativa própria. Com o título “Desenhar a Encomenda”, aborda-se a capacidade de ler os tempos actuais e as estratégias alternativas para fazer nascer um projecto de arquitectura. Os convidados são Jack Self, fundador do REAL (Real Estate Architecture Laboratory), e Freek Persyn, cofundador do atelier 51N4E, de Bruxelas.

Numa época em que é necessário repensar urgentemente a questão da habitação e da sustentabilidade, os dois convidados vêm a Lisboa apresentar as suas práticas e projectos que mostram a possibilidade de uma revolução da propriedade. A ética no mercado imobiliário, o diálogo e conflito como ponto de partida para uma nova ordem de produção, e as etapas para um novo paradigma na construção são os pontos chaves desta conversa.

Se REAL é um instituto cultural que promove a inclusividade e a igualdade social especializando-se em modelos alternativos de propriedade e de financiamento de projectos de habitação. 51N4E é um colectivo que se debruça sobre o reordenamento urbano, desenvolvimento de conceitos e transformações espaciais estratégicas, a partir uma abordagem colaborativa.

Esta é a 5.ª conferência do ciclo que junta a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CCB – Garagem Sul, com curadoria de Diana Menino e Felipe De Ferrari.

Desde 2020, Campo Comum já recebeu conceituados nomes e ateliers como Assemble (UK), baubüro in situ (CH), Dogma (UK/IT) + Harquitectes (ES), Maria Shéhérazade Giudici + Moisés Puente ou BAST (FR) + AgwA (BE) que trataram temas tão diversos como a transformação e reutilização do edificado pré-existente,o espaço doméstico e o potencial de uma arquitectura sem estatuto, a arquitectura impressa ou a construção.

Como é habitual os bilhetes estão à venda no CCB ou via ticketline.

Bilhetes: 7 Euros (normal); 5 Euros (desconto para estudantes, desempregados, amigos CCB e amizades Trienal).

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Desenhar a Encomenda de um projecto

bookmark_border

mais em Culture, Lifestyle

Movember, prevenção relembrada pela sloggi

a redireccionar em 10 segundos