19 de Setembro – Breves notícias de Domingo

19 de Setembro – Breves notícias de Domingo

19 de Setembro – Breves notícias de Domingo. Este domingo aproveitando os “últimos cartuchos” do verão, vamos percorrer mais experiências de ócio e cultura pelo país e o lançamento de um novo disco de funaná.

As cores outonais começam a encher a natureza de encanto e a Aldeia da Margarida convida a que faça uma escapadinha para desacelerar dos dias intensos, desfrutar de experiências únicas, viver o presente e deixar-se encantar por este Portugal incrível. 

Situada entre a serra e o rio, na freguesia de Tarouquela em Cinfães do Douro, vai poder desfrutar das paisagens surpreendentes do Rio Paiva, Rio Douro, Serra de Montemuro e os Passadiços do Paiva. Com apenas 8 suites, é um alojamento intimista que convida à exclusividade, descanso e paz.

A Aldeia da Margarida cumpre rigorosamente todas as normas de higiene e segurança e conta com o selo Clean & Safe do Turismo de Portugal. Os preços variam entre 80€ e 180€, consoante a época do ano e suites. Consulte as datas de estadia e todas as informações no site: https://www.aldeiadamargarida.pt/

19 de Setembro - Breves notícias de Domingo

Intitulado “FladuFla”, o novo disco é composto por onze temas: nove originais e dois escolhidos do cancioneiro de funaná: “Ka Bu Frontam”, de Menu Petcha, e ”Labrada” de Catchás, aqui no seu primeiro registo discográfico.

 “Fladu Fla” sugere-nos um olhar telúrico através de alguns costumes e expressões Cabo-verdianas. É o caso da canção que dá nome ao disco e que aborda o costume da maledicência e da perpetuação do boato, da notícia sensacionalista pouco fundamentada. 
Mas outras canções como “Snaki Pa Guloso”, ”Ca Ta Da”, “DiaNão” ou “Hora Di Bai”, apontam também, ora para reflexos de consequências de sonhos cheios de esperanças e coragens na hora de partir (“Hora Di Bai”), ora as impossibilidades de viver sem saúde, amor ou dinheiro (“Ca Ta Da”), ou o quão difícil é viver nas malhas do preconceito (“Dia Não”), ou ainda ao apontar e espetar o dedo no manjar exclusivo do privilégio (“Snacki Pa Guloso”). 

Mas nem só de protesto vive o funaná de FogoFogo: envolto de muito movimento e psicadelismo, também se encontram temas mais leves ou sentimentais no repertório. Inteiramente para a dança é-nos apresentado o tema “Que Kbo Cre” ou, na temática do amor, o caso de “Labrada” ou “Dxam Fica Na Bo”. 

19 de Setembro - Breves notícias de Domingo

O maior e mais antigo festival de magia que se realiza em Portugal (desde 1992), exclusivamente dedicado ao público em geral, volta a acontecer como habitualmente na terceira semana de Setembro, contando este ano com 15 artistas de 8 países de 4 continentes!
Entre 21 e 25 de Setembro, mágicos de países como ArgentinaBrasilEspanhaEstados Unidos da AméricaInglaterraIsraelPeru e Portugal, realizam dezenas de espectáculos que acontecem diariamente em vários locais da cidade de Coimbra.
O Festival Internacional de Magia de Coimbra divide-se por três linhas de acção: programação de rua com espectáculos gratuitos, Escola de Magia, igualmente gratuitas, e as Galas Internacionais de Magia que decorrem no Grande Auditório do Convento São Francisco.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

19 de Setembro – Breves notícias de Domingo

bookmark_border

mais em Lifestyle

E agora? ModaLisboa em Outubro

a redireccionar em 10 segundos