Sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente 2021

Sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente 2021

Falar do Dia Mundial do Meio Ambiente é falar de sustentabilidade. Cada de um de nós muitas vezes, pergunta-se como posso contribuir? E se não se pergunta, devia. Cada um de nós, empresas, marcas e governos. O The Gentleman, neste oitavo aniversário, aceita o desafio e o objectivo de desenvolver o conceito e realidade de lifestyle sustentável. Por isso, volto a partilhar convosco parte do texto que escrevemos para a Meios & Publicidade:

– A sustentabilidade ambiental, luta de líderes civis e religiosos, que nos desafia a rever a nossa consciência de como usamos o planeta e os seus recursos. Não somos todos obrigados a utilizar ou a gostar de bicicletas mas, de facto, acabar com a dependência dos combustíveis fósseis é urgente. Por isso, com certeza, todas as marcas automóveis estão a apresentar novos meios eléctricos de mobilidade urbana. Segundo a imprensa asiática, até o consumidor chinês está a aderir aos artigos em segunda mão. Sinal, não só da impossibilidade de viajar, mas da consciência de um novo modo de consumo;

– a sustentabilidade económica, mais do que nunca nesta fase de pandemia e de pós- pandemia, tem de ter outros objectivos: repensar a aposta no que é nacional e local. Os restaurantes onde vou, além de “estarem na moda”, usam produtos nacionais? Dão preferência aos produtores locais? A sua política salarial é justa? Deixamos as respostas, de uma economia sustentável e circular, para os economistas e outros especialistas;

– Por fim, a sustentabilidade humana. De que vale uma cidade ser verde, se é insustentável do ponto de vista humano, na qual os munícipes não se sentem acolhidos ou felizes por nela morarem? Uma empresa na qual 90% dos cargos de topo são ocupados por homens pois, segundo dizem, não encontram mulheres para as mesmas funções, é humanamente sustentável? Não existe sustentabilidade ambiental sem uma sustentabilidade humana. Temos de considerar o grau de satisfação e felicidade em morar em tal cidade, ou pertencer a outra empresa ou marca. Em Portugal, temos um bom exemplo de apoio à relação Homem-Meio Ambiente: o IAPMEI. Situado numa antiga quinta na Estrada do Paço do Lumiar, oferece aos seus colaboradores talhões de terreno para cultivarem hortas ou jardins, apostando num ambiente integrado. Estas três vertentes são inseparáveis num modo de vida (lifestyle) sustentável.

“Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar e promover a ação ambiental e a necessidade de proteger o nosso planeta.

O Paquistão em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), será o anfitrião global da data que tem como tema principal a Restauração de Ecossistemas no âmbito da campanha “Reimaginar, Recriar e Restaurar”.

O objetivo desta temática é consciencializar governos, empresas e sociedade civil na importância da recuperação de ecossistemas que tenham sido degradados ou destruídos, bem como na necessidade de conservação daqueles que ainda estão intactos. A existência de ecossistemas mais saudáveis, com uma biodiversidade mais rica, irá produzir maiores benefícios para o planeta e garantir a subsistência de milhares de milhões de pessoas que dependem deles.” do site da ONU.

“A tecnologia pode ser direcionada para um progresso mais saudável. Há também um novo compromisso por parte de Estados, autoridades e sociedade civil, voltado para a promoção da ecologia integral. A palavra-chave é o conceito “multidimensional”, que “exige uma visão a longo prazo”, evidenciando também a inseparabilidade entre “preocupação pela justiça natural para com os pobres, compromisso com a sociedade e paz interior” da mensagem do Papa Francisco à ONU sobre este dia.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Sustentabilidade no Dia Mundial do Meio Ambiente 2021

bookmark_border

mais em Lifestyle

Torres Novas lança-se à praia

a redireccionar em 10 segundos