RIBA e Google Arts & Culture em união

RIBA e Google Arts & Culture em união

O Royal Institute of British Architects (RIBA) tem o prazer de anunciar uma nova colaboração digital com o Google Arts & Culture, a plataforma online líder que usa tecnologia para compartilhar coleções exclusivas e instituições culturais com um público global.

A RIBA tem uma das maiores, mais antigas e significativas coleções arquitectónicas do mundo e é a primeira organização do Reino Unido dedicada à arquitectura a fazer parceria com o Google Arts & Culture.

A partir de sexta-feira, 21 de maio, uma seleção especialmente selecionada de 15 histórias online será publicada e gratuita para visualização na plataforma Google Arts & Culture. Eles vão desde a criação do Central Park em Nova York, edifícios modernistas em Gana ao movimento pitoresco e de um século de edifícios olímpicos a um passeio histórico pelos principais marcos arquitectónicos em Veneza.

Os destaques das coleções do RIBA incluirão desenhos originais de Ernö Goldfinger, Sir Charles Barry (Big Ben), Étienne-Louis Boullée e Toyo Ito. Os projetos apresentados incluem trabalhos de Walter Gropius, Pier Luigi Nervi, Kenzo Tange, Jane Drew & Maxwell Fry, Zaha Hadid e Diller Scofidio & Renfro. Primeiras fotografias de Nova York e Veneza (Carlo Ponti, Carlo Naya e Alinari Fratelli) dos anos 1860 em diante. Uma foto do Louvre em Paris em construção em 1846 pode ser vista de perto, revelando níveis extraordinários de detalhes.

A seleção com curadoria ilustra o escopo internacional da coleção de RIBA, desde a Renascença até os dias atuais. Inclui alguns objetos nunca antes exibidos que mostram partes mais incomuns do arquivo, como os desenhos e cartões de visita do paisagista Sir Humphrey Repton, fotografias privadas de arquitetos, retratos, parques e projetos de jardins.

O CEO da RIBA, Alan Vallance:

“Nossa nova parceria com o Google Arts & Culture cria uma grande oportunidade para inspirar e encantar um público global e mostrar nossos tesouros únicos. Esperamos realizar a curadoria de mais experiências e exposições online, para ilustrar o impacto e a importância do design e da arquitetura, ao longo dos tempos e em todo o mundo ”.

Amit Sood, Diretor, Google Arts & Culture:

“Esta é a primeira etapa do que esperamos ser uma jornada arquitetônica inspiradora com RIBA no Google Arts & Culture. Por meio de nossa colaboração, temos o orgulho de ajudar a compartilhar suas histórias e recursos incríveis com amantes de arquitetura e aspirantes a estudantes ao redor do mundo. RIBA tem uma das principais coleções de arquitetura do mundo e inspira e apóia o talento arquitetônico global enquanto olhamos para projetar o futuro. ”

Link to RIBA Google Arts & Culture hub: https://artsandculture.google.com/project/riba

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

RIBA e Google Arts & Culture em união

bookmark_border

mais em Culture

Smartwatches para todos os estilos de vida

a redireccionar em 10 segundos