Jardins Abertos na cidade de Lisboa

Jardins Abertos na cidade de Lisboa

Em 2021, a primavera, alheia ao estado do mundo, decide uma vez mais presentear-nos com o seu teatro da floração. Assim, com as nossas luvas e ferramentas de jardinagem, preparamo-nos para abrir novamente os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa. 

A próxima edição do festival Jardins Abertos irá acontecer ao longo de dois fins de semana consecutivos, nos dias 22/23 e 29/30 de maio.

Desde de 2017 que a equipa Jardins Abertos, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa e com o alto patrocínio do Presidente da República, promove um evento gratuito com visitas a jardins únicos da cidade e várias atividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental, estimulando a relação positiva com a natureza em contexto urbano. Este projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 000 participações no último ano.

A próxima edição irá acontecer num formato presencial e virtual, para permitir que os jardins se estendam a todas as casas. A programação completa será divulgada no dia 3 de maio no site. Até lá, é através das redes sociais que vão ser reveladas as novidades para a primavera de 2021.

Além das habituais visitas livres a jardins públicos e privados, visitas e percursos guiados, exposições, conversas e oficinas para toda a família, a próxima edição conta ainda com dois jardins secretos que vão ser abertos pela primeira vez no contexto do festival. Misteriosas e envoltas em secretismo, as visitas a estes jardins funcionarão com inscrição prévia e as suas localizações serão relevadas apenas horas antes da visita. 

Depois do sucesso em 2020, a iniciativa Varandas Verdes volta para transformar fachadas de prédios da cidade de Lisboa em verdadeiros jardins. Está aberto um open call para comunidades de vizinhos que partilhem entre si o interesse pela jardinagem e que queiram florir as suas varandas de forma totalmente gratuita, graças ao apoio da Planta Livre.

Em contexto de pandemia Covid-19, o modelo de visita dos jardins e de participação nas atividades irão respeitar todas as normas e orientações da Direção-Geral de Saúde, em vigor à data da realização do festival. Porque a primavera continua, e não queremos que nos passe ao lado, a equipa do Jardins Abertos convida à participação segura de todos.

Este é um evento inteiramente gratuito.

Para mais informações consulte: 

Facebook/JardinsAbertos

Instagram/JardinsAbertos

www.jardinsabertos.com

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Jardins Abertos na cidade de Lisboa

bookmark_border

mais em Culture, Lifestyle

Rolex na vanguarda da energia

a redireccionar em 10 segundos