Rodrigo Veloso expõe em Lisboa, “À margem” que tem como ponto central uma viagem ao Egipto, realizada no arranque do ano de 2020. Desta viagem destaca a jornada de barco de 4 dias entre as cidades de Aswan e Luxor pelo rio Nilo. Dos acrílicos, ao pastel de óleo e passando ainda por tintas à base de goma-laca, o trabalho do Rodrigo transporta-nos para lá daquelas paisagens e vivências. Uma harmonia entre uma linguagem mais figurativa e uma outra mais abstrata que deixa margem à interpretação de quem visita esta exposição.
Formado em Arquitetura pelo Instituto Superior Técnico em 2018, no último ano do curso frequenta a faculdade de arquitectura da Univerza v Ljubljani na Eslovénia através do programa Erasmus, onde se depara com uma cultura diferente e um método de ensino com bastante presença conceptual e artística com que se identifica. Com uma passagem anterior pelas artes visuais, durante o curso de arquitectura continuou a utilizar bastante os diários gráficos, principalmente na fase inicial/conceptual dos mesmos, desenvolvendo sempre uma narrativa muito própria, tendo realizado uma exposição individual de pintura ainda durante a sua tese de mestrado. Em Março de 2019 integra a equipa do arquitecto Nuno Mateus no atelier ARX Portugal Arquitectos em Lisboa, como arquitecto estagiário, onde permaneceu até Abril de 2020.

“Sempre tive vontade de aprender um pouco de tudo. A primeira vez que tive que escolher o que queria estudar, escolhi artes visuais. No curso de arquitetura, testemunhei o desenho como uma ferramenta útil para pensar e transmitir ideias a outras pessoas quando as palavras por si só falham.” Rodrigo Veloso
Após o estágio na ARX, decide focar-se no seu percurso individual como artista, tendo dedicado mais tempo ao desenho e pintura, integrando diversas exposições colectivas. Este período de confinamento tem sido essencialmente um período de criação que irá culminar numa exposição a acontecer em maio de 2021 (data a definir) em Lisboa. Esta exposição, que terá lugar no novo espaço multifuncional e cultural “Corrente” em Arroios, tem como tema principal uma viagem realizada ao Egipto no arranque de 2020.
Local: Corrente Arroios, Rua Passos Manuel 99A, Lisboa
Título: À margem