Roupa, consumimos mais do que precisamos

Roupa, consumimos mais do que precisamos

Consumimos mais roupa do que precisamos e, habitualmente, doamos ou reciclamos apenas uma ínfima parte dela. Inevitavelmente, o desperdício têxtil tornou-se um problema e uma das piores tendências de sempre. Felizmente, o mundo e a moda parecem estar cada vez mais conscientes do impacto que as nossas ações têm sobre o planeta. Apesar de ainda estarmos anos-luz de um sistema de circularidade perfeito, há marcas que estão a fazer um ótimo trabalho nesse sentido e a Levi’s® e a Behén são duas delas.

A sustentabilidade na moda é um dos principais temas da atualidade, mas para a Levi’s® esta está longe de ser uma preocupação recente. Na estação passada, a marca lançou a sua coleção mais sustentável de sempre e marcou pela diferença.

Compilando novos materiais e métodos de produção, o inverno 2020 Levi’s® foi marcado pela: utilização de denim feito com fibras de Cânhamo Suavizado; pela utilização de Poliéster Reciclado e pelos acabamentos Water<Less™ em quase 70% das gangas da coleção. Mas não se ficou por aqui… a marca desenvolveu e lançou vários projetos e colaborações focada em up-cycling.

A nível Europeu foi criado um projeto de up-cycling de roupa, através do qual as equipas locais da Levi’s® desafiaram jovens designers e criativos a criar novas peças feitas com stocks parados e peças de coleções antigas da marca. Em Portugal o projeto foi desenvolvido em parceria com a galardoada Béhen.

Levi’s® + Béhen Denim up-Cycling Project é composto por três total-looks de mulher e três total-looks de homem, que perfazem 15 novas peças únicas e exclusivas criadas a partir de 25 peças em denim de coleções antigas e stocks parados de produto da Levi’s®.

Pela sua ligação ao denim, à classe trabalhadora e até ao universo feminino português, o sabão azul e branco foi a inspiração para a criação destas peças. A tradicional pintura de papéis marmoreados de Portugal foi a forma como a designer corporizou as suas ideias. Para tal, recorreu ao apoio da FRESS (Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva), onde aprendeu a transpor esta técnica artesanal de pintura do papel para o denim da Levi’s®.

Com data de lançamento marcada ontem, as 15 peças do Levi’s® + Béhen Denim up-Cycling Project vão estar disponíveis no website e plataformas digitais da designer. E porque, quando falamos da luta por um planeta melhor tudo conta, parte das receitas resultantes deste projeto será doada pela Béhen à Fundação Príncipe – reconhecida pelo seu trabalho de conservação e proteção da biodiversidade da ilha do Príncipe em São Tomé.

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