Verde, cor da esperança em 2021

Verde, cor da esperança em 2021

A LisbonWeek começa o ano de 2021 em verde, a cor da esperança. O terceiro eixo de apresentação da freguesia de Alcântara aos lisboetas incide no território mais elevado do bairro, o início do pulmão da cidade, uma zona natural com inúmeras histórias por revelar.

A 9 e 10 de janeiro, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) abre as portas para um passeio meditativo com a Renature, que vai proporcionar uma Experiência de Forest Therapy. Inspirado na prática japonesa de Shinrin-Yoku, que significa literalmente receber a floresta através dos sentidos, a Forest Therapy dispõe uma série de exercícios de recuperação de uma relação mais consciente e recíproca com a natureza, o que promove o equilíbrio do sistema nervoso. É um escape ideal para o stress e pode funcionar como o botão de restart no início deste novo ano.

Em simultâneo, realiza-se o passeio ISA Parque Botânico e Ambiental que junta a vertente histórica à florestal e até à agrícola, em plena cidade. Conduzido pela Prof Ana Luísa Soares, arquiteta paisagista, docente do ISA e Diretora do Jardim Botânico da Ajuda, e pelo historiador Pedro Sequeira, com a presença de diversos especialistas do ISA que darão o seu contributo nas diversas áreas abrangidas.

Este passeio de duas horas começa no edifício principal do ISA com visita ao interior, passando depois pelo Jardim da Rainha, o Pavilhão de Exposições, a Terra Grande, as vinhas e o pomar, terminando num concerto no Anfiteatro de Pedra.

É aqui, no Anfiteatro de Pedra, um projeto de Caldeira Cabral datado dos anos 50, que às 12h00 acontece o Concerto de Magupi, nome artístico de Márcio Pinto, que trará uma coleção instrumental, com marimbas, balafons, dununs e djembés, onde os sons exóticos levarão o público numa viagem profunda e intemporal.

A 23 e 24 de janeiro a LisbonWeek volta a entrar no ISA com várias atividades como passeios de bicicleta e audioguia, visita ao Herbário, um workshop de desenho a aguarela com Fernanda Lamelas e um concerto meditativo.

O concerto meditativo Sacred Winds vai ter início às 18h30. Este momento será mais do que um concerto, será um espaço criado por Satya para a conexão, a uma jornada interna através da fusão única dos sons da harpa egípcia (Filipe Pinto Soares), da guitarra e da flauta (Carlos Mendonça) e as reflexões de Satya sobre a vida, a existência e inspirações profundas que nos levam além da matéria. Este concerto meditativo levará os participantes a fazerem uma viagem sonora através da qual refletirão a profundidade das camadas humanas.

Para Xana Nunes, começar o ano de 2021 no eixo verde tem um significado especial. “Verde é a cor da esperança e é também a cor do futuro, no sentido em que a ligação com a natureza, o respeito pelo ambiente e a sua valorização são cada vez mais importantes. Começamos o ano com esperança de que tudo ficará bem e damos o nosso contributo para a valorização do que é mais importante: o equilíbrio interior”.

PRÓXIMOS EVENTOS

Fim de semana #5 – Alcântara Verde

9 e 10 de janeiro  – ISA Agronomia

PRÓXIMOS EVENTOS

Fim de semana #5 – Alcântara Verde

9 e 10 de janeiro  – ISA Agronomia

10h00 – Passeio Renature

Ponto de encontro  – Pavilhão Exposições

A Experiência de Forest Therapy é um passeio suave e guiado de 2 horas em que temos a

oportunidade de desacelerar e despertar os nossos sentidos para poder usufruir de uma ligação sensorial e consciente com a natureza.

10h00 – Passeio ISA Parque Botânico e Ambiental, com Dra. Ana Luísa Soares e historiador Pedro Sequeira.

Percurso – Jardim da Rainha, Pavilhão de Exposições, Terra Grande, vinhas e pomar e Anfiteatro de Pedra.

Ponto de encontro – ISA Portão do Edifício Central

12h00 – Concerto Magupi

Ponto de encontro _ Anfiteatro

Fim de semana #6

23 e 24 de janeiro

Todo o dia – Passeios de Bicicleta com audioguide.

Ponto de encontro _ ISA Portão edifício central

10.00 – Visita ao Herbário do ISA, com explicação da utilização atual do espaço.

Duração de 2 horas.

Partidas às 10h00 e as 12h00

Grupos de 5 pax, ou os permitidos pelo SNS à data do evento, com audioguide em Português

Dia 24 de janeiro

Workshop desenho com Fernanda Lamelas

Duração de 2.00h

A partir das 10h00 e das 12h00

Grupos de 5 pax, ou os permitidos pelo SNS à data do evento, em audioguide em Português

Observatório Astronómico de Lisboa –

18.30 – Concerto Meditativo –

Sacred Winds

Criação e reflexões de Satya com harpa egípcia (Filipe Pinto Soares), guitarra e flauta (Carlos Mendonça) e as reflexões de Satya sobre a vida, a existência e inspirações profundas que nos levam além da matéria.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Verde, cor da esperança em 2021

bookmark_border

mais em Lifestyle

Luxo e tecnologia num automóvel

a redireccionar em 10 segundos