Nuno Gama apresenta SS26 em novo formato

Nuno Gama apresenta SS26 em novo formato

Nuno Gama apresentou a sua coleção primavera/verão 2026 num formato imersivo e intimista, um “Living Atelier” realizado no estúdio de HAMREI, em Marvila, com curadoria do DAM.

Afastando-se da tradicional passerelle, a apresentação propôs uma experiência sensorial onde moda, design colecionável, música e gastronomia coexistiram num mesmo ambiente. Distribuídos pelo espaço, os modelos interagiam com as peças escultóricas de mobiliário contemporâneo da HAMREI, transformando o atelier numa composição viva e dinâmica.

Inspirada numa recente viagem à Arábia Saudita, a coleção traduz referências culturais e arquitetónicas para um guarda roupa urbano, contemporâneo e internacional. Sem reinterpretar a realidade social do território, a proposta de Nuno Gama para esta estação, parte da contemplação, da serenidade e da beleza encontrada na diferença cultural para construir uma narrativa de elegância moderna, calma e introspectiva.

A coleção desenvolve-se em cinco temas distintos, apresentados em diferentes atmosferas dentro do estúdio.

O primeiro tema inspira-se na leveza e transparência da Bisht, reinterpretada através de um inovador tecido 100% lã Merino ultraleve, construído com fios 120’s. Tons de negro profundo, passamanarias e vivos dourados desenham novas propostas de vestuário formal e funcional, contrastadas pelo rigor do branco absoluto.

Da Ghutrah nasce um universo gráfico desenvolvido a partir do padrão “Nuno Gama”, aplicado em peças casuais e urbanas numa paleta de vermelho cereja e branco.

A monumentalidade desértica de AlUla inspira uma narrativa cromática marcada por tons de arenito, terra e pele. Algodões e linhos orgânicos tingidos com pigmentos vegetais resultam em superfícies manchadas, aguadas e desvanecidas pelo tempo, evocando simultaneamente a herança histórica e a dimensão humana da paisagem. Volumes descontraídos e texturas em baixos relevos reforçam a sensação de liberdade e amplitude.

Já Diriyah, cidade berço da primeira dinastia saudita, surge como referência arquitetónica e conceptual. Inspirada pela arquitetura Nadji e pelos seus elementos geométricos decorativos, a coleção explora jogos de volumes, bordados “ajour”, contrastes subtis de materiais orgânicos e uma paleta “Off White – Cloud Dancer”, traduzindo uma atmosfera de silêncio, equilíbrio e paz contemporânea.

O último tema homenageia os chamados Homens-Flor, cuja tradição ancestral utiliza grinaldas de flores tanto pela beleza como pelas suas propriedades medicinais. Linhos leves, desvanecidos pelo tempo, surgem bordados a ponto cruz numa ode poética à contemplação, ao cuidado e à delicadeza humana.

No centro do espaço, uma longa mesa comunitária desenhada exclusivamente por HAMREI tornou-se um dos pontos focais da apresentação, reunindo roupa, flores e objetos numa instalação contemporânea inspirada na natureza morta. Ao longo da noite, os convidados circularam livremente pelo atelier enquanto assistiam a uma performance ao vivo do maestro Bruno Helder e desfrutavam de uma experiência gastronómica assinada pelo chef Paulo Carvalho.

HAMREI afirma: “O trabalho de Nuno Gama está enraizado no artesanato, no tempo, na precisão e na mão humana por trás dele. É também o espírito da HAMREI. Adoramos reunir pessoas em torno de objetos, mas também de comida, arte e música, feitos com cuidado e paixão. Receber o lançamento da nova coleção de Nuno Gama no meu estúdio pareceu uma escolha natural.”

Mais do que uma apresentação de moda, o “Living Atelier” propôs uma nova abordagem à experiência de coleção, mais próxima, emocional e multidisciplinar, onde o diálogo entre diferentes expressões criativas reforçou uma linguagem comum assente na matéria, no gesto humano e na beleza do tempo.

A coleção Nuno Gama SS26, já está disponível na loja na Praça da Ilha do Faial 5, em Lisboa.

Instagram

Outros artigos

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Nuno Gama apresenta SS26 em novo formato

bookmark_border

mais em Fashion

“Lisbon Stars Connections” cocktails na berra

a redireccionar em 10 segundos