Alberto Giacometti – Peter Lindbergh: Exposição no Porto. Este projeto trará, pela primeira vez, a Portugal uma exposição que junta fotografias inéditas das obras de Alberto Giacometti, realizadas por Peter Lindbergh a uma seleção dos trabalhos de Giacometti, entre bronzes e desenhos, selecionados por Lindbergh que serão apresentados ao lado das fotografias. Inaugura dia 15 de Abril no Museu da Misericórdia do Porto.
Esse confronto dar-nos-á a oportunidade de mostrar o diálogo muito íntimo que ocorreu entre o fotógrafo e as obras do escultor, ao mesmo tempo que revela inúmeras semelhanças nas suas formas de apreender a representação da realidade.
Fascinado desde jovem pelo trabalho e pela personalidade de Alberto Giacometti, Peter Lindbergh foi convidado, em 2017, a fotografar na Fundação Giacometti em Paris.
Com forte ênfase em close-ups e impressões grandes, Lindbergh descobre, através da fotografia, aspetos das esculturas de Giacometti impossíveis de perceber a olho nu. Associando obras de diferentes períodos nas suas composições, o fotógrafo estabelece um diálogo através de períodos e estilos.
Nesta exposição, o nosso olhar cruza-se entre as fotografias de um artista e as esculturas e desenhos de outro, dando-nos a oportunidade de descobrir a obra de Giacometti sob outro ângulo.
Sob a lente da câmara de Lindbergh, as esculturas parecem tornar-se vivas, revelando os seus detalhes e texturas.
Bilhete Residente – 10€*
Bilhete Não-Residente – 14€*
Mais informações na Bilheteira.
* inclui oferta de um cálice de Vinho do Porto Taylor’s no final da exposição, a maiores de 18 anos.

O MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto encontra-se em pleno centro histórico, na rua das Flores, no edifício que foi sede da instituição a partir de meados do século XVI até ao ano de 2013.
Ao longo dos séculos, o edifício sofreu várias alterações, sendo a mais recente a sua adaptação para funções museológicas.
O Museu apresenta-se com o duplo objetivo de dar a conhecer a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e os seus propósitos institucionais, bem como divulgar as suas coleções de arte, através da disponibilização de um conjunto de recursos que traduzem a memória e a identidade desta organização, projetando-a para o futuro.