Opel desvendou concept desportivo Genève em 1975

Opel desvendou concept desportivo Genève em 1975

Opel desvendou concept desportivo Genève em 1975

Arrojado, puro, visionário: foi nestes moldes que o estudo Opel Experimental se apresentou ao público há quase dois anos. Os concept-cars inovadores e inspiradores têm uma longa tradição na marca. Já em 1975 – há exatamente 50 anos – a marca apresentou no Salão Automóvel de Genebra o espelho da sua visão de um estudo de um automóvel desportivo sedutor em todos os aspetos. Com a sua silhueta distintamente plana, o Opel Genève foi, na altura, uma das principais atrações do certame suíço. Com ele, o departamento de design demonstrava, mais uma vez, a sua capacidade visionária, já estabelecida dez anos antes com o Experimental GT. Embora este tenha passado, rapidamente, para a produção em série, e, anos mais tarde, muitos dos elementos do Opel Experimental tenham sido recriados no novo Opel Grandland, o Genève continuou a ser um sonho que muitos entusiastas de automóveis desportivos celebram até aos dias de hoje.

A marca soube como apresentar o Genève no Salão Automóvel de Genebra de 1975, algo perfeitamente comprovado porque o harmonioso show car exalava pura desportividade, com as suas formas esguias, a sua frente poderosa e a linha de tejadilho elegantemente afunilada para baixo. Pode dizer-se que teve um impacto de ouro, até porque o concept surgiu pintado nessa exata cor. A publicação ‘Automobil Revue’ escreveu, na altura, que “O coupé leve e elegante gira numa plataforma elevatória, servindo, assim, de atrativo para os visitantes. (…) A frente e a traseira são cónicas, com para-choques integrados. Todas as superfícies vidradas, incluindo as laterais, são fortemente encurvadas”. Isto foi possível pelo facto de a Equipa de Design Avançado , em torno de Erhard Schnell, ter formado o Opel Genève a partir de fibra de vidro e ter conseguido, assim, dar-lhe um estilo que atraiu olhares de admiração muito para além desse certame automóvel.

Apesar da popularidade, este modelo de dois lugares com os seus faróis escamoteáveis, tão típicos dos concept-cars da Opel na altura, nunca viria a ser produzido em série. Para compreender a decisão é necessário recuar até ao início da década de 1970, altura em que o Opel Genève estava a ser planeado como GT-W, denominação provisória de um coupé de proporções incomparáveis, projetado em Rüsselsheim, em 1972. O pequeno e esguio desportivo de dois lugares, deveria contar com um motor central rotativo Wankel, de dois rotores, explicação da designação GT-W original do modelo. Mas, fruto da crise petrolífera que, entretanto, eclodiu, o projeto do motor de pistão rotativo viria a ser interrompido em 1974. No entanto, a Opel decidiu manter vivo o belo GT-W, embora com modificações e sob a nova denominação Opel Genève, escolhida para corresponder ao local da sua primeira aparição pública.

Para mais informações aqui

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Opel desvendou concept desportivo Genève em 1975

bookmark_border

mais em Lifestyle

EVER Ease da sloggi de regresso

a redireccionar em 10 segundos