Moda Masculina no 3o Dia da Moda Lisboa Capital, como é habitual vamos compilar as propostas masculinas apresentadas pelos designers que apresentaram neste dia.
LUIS CARVALHO
A cidade pulsa. Movimenta-se. Os passos apressados ecoam no asfalto. Buzinas, teclados, telemóveis. A agitação compõe o ritmo. Há trânsito. Os edifícios preenchem-se. As reuniões intensificam-se. É hora de ponta. No epicentro está a mulher. Contemporânea, determinada, sofisticada, empoderada. Ela não acompanha o ritmo. Ela dita.
RUSH HOUR nasce desse dinamismo. Parte da energia intensa dos ambientes corporativos. Mas chegou a hora da mulher assumir os cargos de destaque. Ela traz fluidez, estrutura e funcionalidade. Ela molda o conceito de “office workwear” e transcende a formalidade. Desconstrói o clássico. E evolui nas silhuetas unissexo.
Ela é CEO, criativa, estratega, musa da sua vida. Tem a suavidade e a força necessárias para navegar no mundo corporativo.
RUSH HOUR apresenta-nos inevitavelmente uma coleção marcada por uma forte presença de fatos com silhuetas longas e fluidas, contrastando com ombros largos e estruturados. Vestidos com cinturas bem definidas e saias midi de corte lápis evocam o “officecore” dos anos 90, ao mesmo tempo que estruturam e realçam as formas femininas. A agitação da hora de ponta é refletida nos detalhes das peças: faixas e mangas estruturadas, nervuras e um styling que exalta o espírito da coleção.
As cores, mais sóbrias, como preto, azul-marinho, castanho e cinza, fazem contraste com tons mais vibrantes, como o verde ácido e o azul royal elétrico, presentes tanto em looks monocromáticos quanto em padrões florais e zebra.
Num esforço contínuo para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a maioria dos materiais utilizados provém de deadstock ou são fabricados com fibras recicladas, incorporando estruturas têxteis como crepe, jacquard e imitação de pele.
A agitação não tem de ser uma luta contra o tempo. Pode ser estar à frente do tempo.
RICARDO ANDREZ
FW 25/26
FAR FROM THE WEST
Oeste? Oriente? Who cares? “Far From The West” não se trata de fronteiras — mas de quebrá-las.
Ricardo Andrez apresentou uma dose usável de pragmatismo, onde a fluidez oriental encontra a estrutura ocidental num jogo de poder inesperado.
Esta coleção não apenas mistura estéticas — ela redefine-as. Cores fortes e confiantes definem a paleta, enquanto as silhuetas flertam com a tradição apenas para a subverter. A precisão inspirada no Kung Fu encontra uma suavidade inesperada, e os tecidos falam por si: pêlo sintético, veludo, seda, jacquard de cetim oriental e denims orgânicos para manter tudo equilibrado.
Não importa de onde vens, mas sim para onde vais. E, nesta estação, Andrez leva-nos para um novo lugar.
KOLOVRAT
Photos ModaLisboa – Ugo Camera