Luminor Complicazioni da Panerai com novo membro
A Panerai apresenta o novo Luminor Dieci Giorni GMT PAM01482, uma expansão da coleção Luminor Complicazioni que inclui funções focadas no cronógrafo, GMT e complicações topo de gama. Este modelo incorpora o rico património e conhecimento da Manufactura, enfatizando as complexas funções num design essencial que destaca o ADN da Maison, combinando a estética marcante com a durabilidade prática.
“No novo Luminor Dieci Giorni GMT, a Panerai continua o seu legado de tecnologia e inovação. Com uma reserva de marcha avançada de 10 dias, estamos a ultrapassar ainda mais os limites, oferecendo aos nossos clientes uma mistura de desempenho duradouro e estética italiana”, afirma Jean Marc Pontroué, CEO da Panerai.
Uma homenagem técnica à capacidade de fornecer uma longa reserva de marcha, o novo Luminor Dieci Giorgi GMT inclui o P.2003. A longa reserva de marcha remonta aos anos 60, quando a Panerai utilizava um movimento SF240 produzido pela Angelus, com oito dias de reserva de marcha e pequenos segundos às 9 horas. Com um diâmetro de 16 linhas, este calibre foi criado a partir de um mecanismo para pequenos despertadores de mesa, tendo uma roda de balanço de inércia variável de 15 jóias que batia a 18,000 vibrações por hora, juntamente com um dispositivo anti-choque Incabloc®. A reserva de marcha era tão longa que a necessidade de dar corda era muito menor, reduzindo, desta forma, o desgaste das juntas e a possibilidade de infiltração da água, satisfazendo as rigorosas exigências dos comandos da marinha italiana.
O P.2003 é o primeiro calibre automático desenvolvido pela Panerai, na sua Manufactura em Neuchâtel, na Suíça. Neste ecossistema, a inovação tecnológica e o artesanato relojoeiro da Maison é conduzido pelo “Laboratorio di Idee”. Na divisão do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, onde todos os projetos técnicos são desenvolvidos pelas mãos dos talentosos engenheiros, inspirando-se nos arquivos e ADN Italiano da marca, bem como ultrapassando barreiras enquanto asseguram que cada nova criação é consistente com o carácter e identidade inconfundíveis da Panerai.
Com uma distinta reserva de marcha de até 10 dias, e apresentado no mostrador por um indicador linear, o calibre P.2003 é constituído por 296 componentes com 25 joias, mede 13¾ linhas de diâmetro e apresenta uma espessura de 8 mm. Tem todas as características técnicas que forma o ADN das séries P.2000 (roda de balanço de mola livre com regulação por inércia; 28,800 alternâncias por hora; três barriletes de mola; função GMT com indicação de 24 horas; ajuste rápido da hora local; data; paragem da roda de balanço; dispositivo de reposição de segundos) mas distingue-se também por ter corda automática, com uma reserva de corda de 10 dias, acionada por um peso oscilante montado num rolamento de esferas, que enrola as molas dos barriletes à medida dos dois sentidos. O calibre P.2003 também tem o sistema de reposição de segundos que repõe o ponteiro dos segundos a zero, que permite que o relógio seja sincronizado com um sinal horário de referência.
Operar o sistema desenhado pela Panerai é distintivo: quando a coroa é puxada até à posição dos segundos, uma pequena lâmina desloca-se com a roda de balanço, parando-o. Ao mesmo tempo, uma pequena alavanca martelo move-se para baixo e atua sobre uma câmara em forma de coração que move instantaneamente o ponteiro dos segundos para a posição zero. Assim que a coroa regressa à sua posição normal, a roda de balanço é libertada e a alavanca de martelo é levantada, libertando a câmara, e o ponteiro dos segundos volta ao seu percurso normal. Complementando os 10 dias de reserva de marcha, está a função GMT que permite o acompanhamento de dois fusos horários, a complicação por excelência para os mais cosmopolitas e exploradores.
Inserido numa caixa em forma de almofada de 44mm em aço polido, o PAM01482 vem com um mostrador em sanduíche azul escovado solar com SuperLumiNova® branca, vidro de safira e fundo de caixa em aço, juntamente com o emblemático dispositivo de proteção da coroa da Luminor. O mostrador dos ponteiros dos segundos inclui uma paragem de segundos para assegurar que o ponteiro é automaticamente reposto a zero quando a coroa é retirada, permitindo uma definição precisa da hora. O mostrador conta com uma indicação linear da reserva de marcha e com uma marcante seta laranja GMT com as indicações AM e PM, para dar ao relógio um toque moderno e clássico.
O fundo da caixa aberta desta nova peça permite ver claramente o intrigante movimento, destacando a competência técnica e a estética do relógio, que personifica a herança da Panerai, demonstrando dedicação para transparência e excelência da arte relojoeira. Com uma resistência à água de até 10 bar (~100 metros), este relógio foi rigorosamente testado, tendo sido submetido a uma pressão de até mais de 25% do que o valor da resistência à água garantida, de forma a assegurar que os altos padrões da Panerai são cumpridos.
O PAM01482 conta com uma bracelete azul escura em pele de crocodilo e com uma segunda bracelete em borracha, com a mesma cor, para aqueles que pretendem misturar elegância casual e um visual desportivo, um relógio que transmite sofisticação e lazer.
Com o novo Luminor Dieci Giorni GMT, a Panerai continua a sua tradição de combinar os complicados calibres do Laboratorio di Idee, os materiais de alta tecnologia e o estilo emblemático Italiano, oferecendo uma perspetiva fresca dos aspetos distintos do legado intemporal da Maison.