Ano do Dragão homenageado pela Bell&Ross
2024 será o Ano do Dragão. Segundo a astrologia chinesa, os nascidos sob o signo do Dragão têm um carácter ativo, obstinado, confiante, empreendedor e afortunado. O novo relógio BR 05 Artline Dragon assume esta personalidade arrojada, uma gravação a laser exclusiva que faz lembrar uma tatuagem.
Artline: gravar com estilo
Embora a Maison tenha construído a sua reputação na produção de relógios eficientes concebidos para profissionais, a Bell & Ross nunca deixou de dar largas à sua criatividade. Esta é a missão BR 05 Artline: uma variação única dentro da linha BR 05 que permite uma maior liberdade de expressão artística. A Maison tem como objetivo oferecer relógios com acabamentos ornamentados: uma ambição claramente expressa na versão ornamentada com relevos. “Queríamos lançar um relógio que elegante e decorado. O BR 05 tinha potencial, com uma caixa com amplo espaço para adornos”, observa o Diretor Criativo da Bell & Ross, Bruno Belamich, no lançamento do primeiro modelo Artline.
Agora, a Bell & Ross vai mais longe. Parte da filosofia da Maison consiste em ultrapassar os próprios limites. O BR 05 Artline entra num campo totalmente novo ao adotar códigos gráficos ligados à arte da tatuagem. Jogando com a luz e a sombra através da espessura relativa de cada traço, este trabalho de linha é crucial para transcender o domínio do desenho para o de uma tatuagem em metal.
O Dragão de Madeira: um símbolo de audácia
De acordo com a astrologia chinesa, o ano de Dragão de Madeira começará no Ano Novo Chinês, que se assinala a 10 de fevereiro de 2024 – também conhecido como Festival da Primavera. O dragão é mais do que uma criatura mítica; é uma referência cultural e espiritual importante. Evoca poder porque participa ativamente no equilíbrio do mundo. Trazendo chuva para as colheitas, o dragão é um presságio de vida. Para criar o motivo no novo relógio BR 05 Artline Dragon, a Bell & Ross invocou elementos naturais altamente simbólicos, como o sol e a lua, bem como referências à flora e fauna, tal como o tema da andorinha.
Na cultura popular, o dragão representa indivíduos fortes, corajosos e poderosos, mas também simboliza a benevolência, a prosperidade e a sorte. Os dragões das mitologias asiáticas trazem boas notícias.
Para os artistas, o motivo do dragão é uma fonte incansável de inspiração com infinitas variações, desde as mais figurativas às mais refinadas. Pensa-se que os dragões são uma amálgama de muitos animais, com os seus corpos de serpente, chifres de veado e garras de águia, para não falar nas escamas de carpa e olhos de demónio. O trabalho do designer gráfico junta-se ao dos relojoeiros para criar um tema harmonioso em todo o relógio, com gravações nas suas diferentes superfícies.
O BR 05 Artline Dragon mantém o princípio da coleção de um aro com cantos arredondados, fixada à caixa por quatro parafusos. Foi também necessário contornar a legibilidade das indicações horárias do relógio: outro sinal de ousadia neste relógio vanguardista.
A arte da gravura
No mostrador e na bracelete integrada do BR 05 Artline Dragon, o motivo decorativo está delicadamente gravado. A técnica ancestral da gravura é praticada na China há mais de um milénio.
Na relojoaria, a gravação é tradicionalmente considerada como o primeiro enriquecimento não funcional de um relógio. Com o seu novo BR 05 Artline Dragon, a Bell & Ross presta homenagem à cultura chinesa e à sua arte de gravura, ao mesmo tempo que leva um pouco mais longe o seu domínio das técnicas relojoeiras. Para produzir a caixa do BR 05 Artline Dragon e os elos da bracelete integrada, é utilizada uma técnica excecional de gravação a laser. No caso da bracelete, significa gravar cada elo individualmente antes da montagem. Não há margem para erros: é necessária uma precisão perfeita para garantir que o padrão não é distorcido. Cada ligação é uma proeza por si só, com a continuidade do design assegurada de um componente para o outro.
BR 05: elegância contemporânea concentrada
Desde o seu lançamento em 2019, a linha BR 05 tem sido a expressão tangível do desejo da Bell & Ross de oferecer um relógio urbano com elegância contemporânea.
Sempre fiel ao desejo de excelência técnica, que é o princípio orientador por trás do desenvolvimento de todos os instrumentos de relojoaria Bell & Ross, o BR 05 Dragon apresenta um movimento mecânico de corda automática BR.CAL-302. Possui uma reserva de marcha de 54 horas, garantindo não só uma precisão cronométrica avançada, mas também uma grande facilidade de utilização para estilo de vida ativos. A graduação das horas está subtilmente posicionada ao nível do rebordo para não comprometer o design.
Uma peça excecional
Concebido para celebrar o forte simbolismo do dragão chinês na chegada deste novo ano, o BR 05 Artline Dragon foi deliberadamente criado como uma peça rara – não só devido ao seu carácter, mas também à complexidade do seu design. Este relógio excecional será produzido apenas numa edição limitada de 99 peças.