Frederique Constant celebra o seu 35º aniversário

Frederique Constant celebra o seu 35º aniversário

Frederique Constant celebra o seu 35º aniversário. Como prometido, deixo-vos as novidades que a marca assinala esta data. Dois aniversários, duas novas edições especiais. 2023 não é apenas o ano que celebra o 35º aniversário da Frederique Constant. Neste ano assinala-se também o 15.º aniversário do primeiro movimento turbilhão Manufactura, lançado em 2008.

Depois do primeiro modelo em ouro rosa apresentado durante a feira de relógios Watches and Wonders em Genebra, a Frederique Constant continua a celebrar o seu 35º aniversário com duas novas edições em aço do Classic Tourbillon Manufacture. Cada relógio está limitado a 350 exemplares.

Com estas duas novas versões, a Frederique Constant continua o caminho que lhe proporcionou notoriedade, nomeadamente através da aposta em produzir relógios de luxo Swiss Made a um preço acessível. O Classic Tourbillon Manufacture em aço representa, atualmente, uma das opções mais atraentes do mercado por apresentar uma complicação relojoeira com design clássico.

Frederique Constant

Duas versões com um toque moderno

Os relógios estão disponíveis nas versões azul e prateado. O primeiro apresenta um mostrador azul, acabamento escovado, numa caixa de aço polido e uma correia em pele de aligator azul mate. O segundo distingue-se por apresentar um tom diferente, com um mostrador prateado e acabamento raios de sol. Cada peça está numerada individualmente na gaiola do turbilhão e gravada no fundo da caixa, através do qual os colecionadores mais exigentes podem contemplar os acabamentos do movimento FC-980 Manufacture – como por exemplo a granulação circular e o polimento espelhado.

Um novo diâmetro

Os dois modelos partilham o mesmo ADN que honra a nobre tradição relojoeira. Possui um diâmetro muito contido, de apenas 39 mm – que durante muito tempo foi o mais apreciado pelos colecionadores, especialmente para uma peça clássica do estilo da Alta Relojoaria como é um turbilhão. É também um diâmetro de acordo com a atualidade, perfeitamente adaptado aos pulsos masculinos e femininos aos quais a Maison volta, em comparação com o diâmetro anterior de 42 mm.

O mostrador apresenta uma decoração minimalista e moderna, com marcadores de hora aplicados à mão. Abaixo da discreta assinatura da “Frederique Constant – Genève” às 12 horas, uma abertura às 6 horas revela a complicação rainha deste relógio: o turbilhão.

O turbilhão: complicação secular modernizada

Concebido no final do século XVIII e patenteado em 1801, o turbilhão visa compensar os efeitos da gravidade nos diferentes pontos do escape através de múltiplas posições, de forma a estabelecer uma média de velocidade ideal. O meticuloso processo confere ao relógio uma melhor precisão de frequência – a do Classic Tourbillon Manufacture é garantida por 38 horas.

No entanto, a Frederique Constant não se contentou em reproduzir essa complicação de mais de 220 anos. A Manufatura enriqueceu-o com uma roda de escape e uma alavanca de silicone há 15 anos. Esta escolha oferece um movimento mais resistente aos efeitos do magnetismo e das variações de temperatura e, portanto, mais preciso, de acordo com a finalidade original do turbilhão.

Por último, um detalhe final em termos de precisão, o turbilhão também possui um ponteiro de segundos central, equipado com uma função stop-seconds. Às 6 horas, beneficia de uma abertura circular de dimensões generosas, que oferece uma visão completa e desobstruída do precioso escape, complementada pelo fundo da caixa que através do vidro de safira permite visualizar o interior.

Não era preciso olhar apenas para o passado: a Frederique Constant, aos 35 anos, ainda é uma jovem Manufatura cujas possibilidades são quase ilimitadas. Juntamente com as coleções principais, cujo objetivo continua a ser disponibilizar relojoaria tão refinada quanto acessível, a Maison expandiu gradualmente a sua gama de peças de elite para colecionadores especializados. O turbilhão é sem dúvida uma das suas complicações mais conhecidas. A Frederique Constant olha assim para o futuro, com o intuito de produzir relógios vanguardistas, dotados de uma estética cada vez mais delicada e de acabamentos constantemente enriquecidos.

Frederique Constant

Fundada em 1988, a Frederique Constant é uma manufatura suíça de relógios com sede em Genebra. Em 2023, a maison celebra o seu 35º aniversário e afirma a sua experiência em relojoaria, em constante evolução, sem nunca se desviar do seu objetivo: produzir relógios suíços de luxo a preço acessível. Durante décadas, a Frederique Constant distinguiu-se pela criatividade e ainda mais pela perícia mecânica e pragmatismo. 

Nascida da paixão partilhada pela dupla de empreendedores independentes, Aletta e Peter Stas, a Frederique Constant estabeleceu as suas próprias regras e abriu um caminho que ninguém ousara seguir. Hoje, a maison disponibiliza uma gama de modelos de quartzo, mas também mecânicos e, acima de tudo, uma coleção de 30 calibres totalmente desenvolvidos e assemblados na sua Manufatura em Plan-les-Ouates, Genebra. Estes últimos incluem complicações como o Turbilhão, o Calendário Perpétuo, o Cronógrafo Flyback, além de um tipo de escape inédito na relojoaria, o Monolítico, produzido com uma única peça de silício e com uma cadência de 40 Hz.

Atualmente, a Frederique Constant possui cerca de 3.000 pontos de venda em 120 países em todo o mundo. Desde 2016, o grupo Frederique Constant (composto pela Frederique Constant, Alpina Watches e Ateliers do Monaco) juntou-se ao grupo japonês Citizen com o objetivo de continuar o seu desenvolvimento internacional e fomentar novas sinergias.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Frederique Constant celebra o seu 35º aniversário

bookmark_border

mais em Lifestyle

A Old Spice acaba de lançar uma nova gama de produtos

a redireccionar em 10 segundos