IED, Istituto Europeo di Design, a maior rede de ensino superior no campo criativo a ter mantido uma perspectiva global e uma matriz cultural profundamente italiana desde 1966, vai marcar presença na próxima edição da ModaLisboa, a realizar-se entre os dias 9 e 12 de março na Lisboa Social Mitra.
Esta aposta da IED num dos certames nacionais de moda mais icónicos está alinhado com a sua missão de captação e promoção de novos talentos, para serem conectados para os seus diversos pólos educativos, em Espanha, Itália e Brasil. Nesta aposta, a IED contará com diversas ações e apoios que decorrerão ao longo do certame, como o prémio ao vencedor do concurso Sangue Novo, e um novo desfile com alguns dos alunos formados IED com as suas coleções cápsula.
“Ao longo dos anos a ModaLisboa tem mostrado inúmeros talentos do design de moda, tornando-se num certame que já se encontra na lista de referência da moda. Queremos estar cada vez mais presentes onde estão os futuros profissionais criativos de acordo com a nossa visão: descobrir pessoas que possam mudar o mundo através do poder das suas ideias e da linguagem universal do Design, trabalhando para as ligar umas às outras. A ModaLisboa é uma grande oportunidade para trazer e mostrar aquilo em que acreditamos, a força dos projectos baseados numa abordagem corajosa e transdisciplinar” comenta Riccardo Balbo, Director Académico do Grupo.
O desfile de dia 11 de março trará consigo, pela primeira vez, 7 designers graduados do Instituto, com 7 coleções com cinco coordenados cada uma. Onde vamos poder ver a criatividade dos novos designers da network — Nicolò Artibani, Lorenzo Attanasio, Alessandro Bonini, Gaia Ceglie, Luca De Prà, Giovanni Marchetti e Maria Eleonora Pignata — num desfile intitulado IED Graduates Fashion Show sob o mote Future Starts Slow. O desfile de moda alerta-nos para a sustentabilidade da moda e da sua produção, dando uma imagem do estado atual da indústria da moda, uma visão pessoal, mas que, no entanto, é filtrada pelas mudanças que a pandemia impôs às vidas de cada indivíduo.
No habitual concurso Sangue Novo, terá um papel especial porque vai investir no talento português. Haverá um prémio especial onde a IED irá proporcionar ao vencedor o Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros, uma formação académica elevada juntamente com uma Bolsa da ModaLisboa de 4.000 euros.
Sobre o IED | ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN
O Istituto Europeo di Design foi fundado em 1966 com base na extraordinária visão de Francesco Morelli. Hoje, o IED é a única Escola de Ensino Superior no campo criativo a ter preservado as suas referências culturais italianas ao longo do tempo. Todos os anos, o IED lança projetos educativos inovadores nos campos do Design, Moda, Comunicação e Gestão, Artes e Restauro e Artes Visuais, desenvolvendo formas de aprendizagem e novos modelos para interpretar o futuro. Reconhecido internacionalmente, o IED é uma rede que abrange mais de 3 países: em Itália, em Espanha e no Brasil. A oferta educacional do Grupo IED inclui Cursos de Graduação (Diplomas Académicos de Primeiro Nível, Título Superior em Desenho, Diploma de Bacharelado, Diplomas BAH e IED), Cursos de Pós-Graduação (Mestrado de Primeiro Nível e Mestrado IED) e Cursos de Formação Contínua. O IED conta com uma rede de mais de 3.000 docentes, ativos nos seus respetivos campos de referência, com os quais colabora continuamente para assegurar o perfeito desempenho das atividades de formação dos seus locais.
Mais informações https://www.ied.edu/milan
Foto de Highlight ID na Unsplash