Classics Carrée, uma celebração dos anos 20

Classics Carrée, uma celebração dos anos 20

Classics Carrée, uma celebração dos anos 20. As três novas versões do Classics Carrée Automatic levam a colecção de volta à sua era original, os famosos anos 20, que revelaram uma audácia estilística cuja influência ainda hoje é perceptível. Extremamente refinados, estes relógios em ouro rosa dourado ou em aço inoxidável exibem um estilo minimalista com índices em forma de bastão, ponteiros dauphine e data. O mostrador com o seu subtil motivo guilhoché empresta ao Classics Carrée Automatic uma elegância rara. 

Há apenas um século atrás, no início dos anos 20, os relógios escaparam do bolso do casaco e escorregaram para o pulso. Mais do que apenas evolução, foi uma revolução. Novos formatos, fechos e tamanhos até então inimagináveis foram surgindo. Hoje, a Frédérique Constant revisita um desenho verdadeiramente intemporal.

A linha Classics Carrée, lançada em 2003, aproveitou o potencial do seu formato único, dando vida à forma à medida que a linha evoluía: a introdução de um modelo XL e a célebre abertura de fuga ‘Heart Beat’, pela qual a Frédérique Constant é conhecida. 

A linha Classics Carrée Automatic foi agora, ainda mais refinada. A primeira grande mudança: a abertura do Heart Beat foi fechada, escondendo o segredo bem guardado do mecanismo Swiss Made, revelando assim o rosto de um novo mostrador. Os grandes números romanos dão lugar a índices aplicados, com um índice duplo às 12 horas. Este estilo intemporal está muito mais próximo dos cânones estéticos dos anos 20. 

No entanto, às 6 horas, uma discreta complicação adicional recorda as necessidades da vida quotidiana. Esta nova abertura de data ecoa a linha rectangular da caixa. É rodeada por uma moldura no mesmo acabamento que a caixa e repetida nos índices.

O centro do mostrador concentra os acabamentos mais refinados. Este rectângulo, ao reflectir as proporções da caixa de 30,4 mm x 33,3 mm, está rodeado por um “caminho-de-ferro” típico dos anos 20 e do movimento Art Deco que floresceu durante esse período. É decorado com ranhuras muito finas, visíveis apenas aos olhos do seu proprietário.

Esta subtileza proporciona um melhor contraste com a interacção dos três ponteiros. Os ponteiros das horas e minutos são moldados no estilo dauphine, uma silhueta também característica do século passado. Esta forma simples e refinada permite que o tempo seja lido com precisão em todas as situações devido a duas facetas orientadas em dois ângulos diferentes, de modo a que uma delas capte sempre a luz. Tudo é regulado às 3 horas através de uma coroa em forma de cebola, como em quase todos os relógios lançados até meados do século passado.

O novo Classics Carrée Automatic é lançado em três versões, todas impulsionadas pelo movimento do calibre FC-303 visível pela parte traseira em safira, oferece uma reserva de energia de 38 horas. A variante mais subtil e clássica vem com uma caixa em aço, mostrador em prata e correia em couro preto. A mais moderna tem uma caixa idêntica e um mostrador azul, juntamente com uma tira de cor correspondente, com a parte de cima em azul. A mais chique e valiosa surge numa caixa em ouro rosa dourado, com índices e ponteiros a condizer e uma correia em couro castanho.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Classics Carrée, uma celebração dos anos 20

bookmark_border

mais em Lifestyle

Mais Saúde & Melhor Vida, um projeto solidário

a redireccionar em 10 segundos