Extremadura espanhola de visita a Portugal.
Uma região de contrastes, com patrimónios históricos únicos, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia ímpar. Assim é a Extremadura. Mesmo aqui ao lado de Portugal. A apenas duas horas de Lisboa, encontra-se esta região espanhola onde pode conhecer conjuntos monumentais de grande valor, apreciar a natureza e provar os excelentes enchidos ibéricos.
A região tem três espaços declarados Patrimonio da Humanidade pela UNESCO. Em Mérida, a capital, destaque para o conjunto arqueológico, sede de um importante festival de teatro realizado todos os verões. Na cidade de Cáceres, é imprescindível visitar a Ciudad Vieja (cidade histórica) e, ainda na província de Cáceres, o Real Monastério de Santa María de Guadalupe. No território da Extremadura também se encontram três reservas da Biosfera e um Geoparque declarados pela UNESCO. Entre as reservas da Biosfera, encontra-se o Parque Natural do Tejo Internacional, que se estende até Portugal.
De salientar ainda, a estreita relação que esta região espanhola mantém com Portugal, com quem partilha mais de 400 km de fronteira, nomeadamente com as regiões portuguesas do Centro e Alentejo, com as quais forma uma eurorregião, a EUROACE. Esta é uma relação consolidada, baseada no respeito e conhecimento mútuos e é o resultado de longos anos de cooperação transfronteiriça e da colaboração diária.
Portugal faz parte do dia-a-dia desta região espanhola, a Extremadura, onde o ensino da língua portuguesa tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos, onde as feiras, festivais e congressos costumam ser Ibéricos, e no âmbito das transações comerciais, Portugal mantem-se como o principal parceiro.
Mas para conhecer e descobrir um pouco desta região, a Extremadura vem até Lisboa com a terceira edição do“Experimenta Extremadura”, que regressa, após um interregno devido à pandemia, onde a cultura, a gastronomia, a música, o património e os recursos turísticos estarão em destaque de 07 a 31 de outubro.
São várias as iniciativas previstas, com o objectivo de dar continuidade à projeção da Extremadura em Portugal, reforçando a imagem da região como um destino único e próximo, projetando na capital portuguesa uma Extremadura moderna e contemporânea, sem esquecer as suas raízes e tradições.
O “Experimenta Extremadura” arranca no dia 07 de outubro, no Casino do Estoril com o concerto Acaná-Off, protagonizado por Ostalinda Suárez. É um espetáculo de grande formato que funde música clássica, contemporânea e flamenca.
Segue-se um ciclo de cinema no Instituto Cervantes de Lisboa, com a projeção dos filmes “Bienvenidos a España”, dirigido por Juan Antonio Moreno, e “Karen” dirigido por María Pérez Sanz.
O Instituto Cervantes, em Lisboa, acolherá também a exposição “Atos de Fé / Ações Concretas. (Julián Rodríguez. Tipógrafo)”, cuja inauguração está marcada para 13 de outubro. No marco da exposição, no dia 26 de outubro, acontecerá uma conversa sobre o universo literário de Julián Rodríguez sob o título: “Os poucos dias de sol e para o sol”.
A gastronomia também terá um papel de destaque nesta mostra. Alimentos de Extremadura organiza umas jornadas gastronómicas na cadeia de restaurantes Rubro que, de 19 a 31 de outubro, oferecerá aos seus clientes uma ementa com pratos típicos da Extremadura.
Em colaboração com os ginásios GO Fit, vai realizar-se uma Jornada Ibérica sobre Inclusão, Desporto e Alimentação e, ainda no âmbito do Experimenta Extremadura, no dia 20 de outubro, decorrerá o XVII Encontro de Vinhos Extremadura-Alentejo em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola.
No campo da música, uma amostra do jazz da Extremadura regressa a Lisboa, é a 2ª edição do JAZZ EXTREM LISBOA. Cinco conjuntos de músicos da Extremadura vão apresentar os seus mais recentes trabalhos nos dias 20, 21 e 22 de outubro no lendário Hot Clube de Portugal, um dos clubes de jazz mais antigos da Europa. Todos eles incluem músicos portugueses nos seus grupos, mostrando a harmonia e as boas relações que existem dos dois lados da fronteira neste estilo musical. O jazz vem das mãos do Quarteto Pedro Calero, Quarteto Pablo Romero, Quinteto Narci González, Grupo Javier Alcántara e Quarteto Zazu Oses.
No programa de actividades de divulgação do Destino Extremadura, no dia 26 de outubro, está prevista uma apresentação do Turismo da Extremadura no B the Travel Brand Xperience, e no dia 27 de outubro o Meet Extremadura regressa a Lisboa, onde vai reunir empresários do sector do Turismo da Extremadura com profissionais do setor e agências de viagens em Portugal.
E nesta terceira edição, não se quis deixar de fora o público infantil, que pode participar nas oficinas de cerâmica no dia 22 de outubro, no Museu de Lisboa -Teatro Romano. Os “pequenos” participantes e as suas famílias terão a oportunidade de conhecer alguns detalhes da história da cerâmica da região da Extremadura, tradição e vanguarda e, claro, conhecer o material e algumas técnicas com que as peças são produzidas.
O programa Experimenta Extremadura é coordenado pela Direcção-Geral de Ação Externa do Governo Regional da Extremadura (Junta de Extremadura), em colaboração com o Departamento Regional da Cultura, Turismo e Desporto e a Extremadura Avante.