40 anos de excelência nacional – Vandoma. A produção nacional da moda masculina tem motivos para festejar, pois Junho de 2022 assinala um momento importante no percurso da portuguesa Vandoma: os 40 anos da marca de Antonio Manuel de Sousa, uma pequena empresa familiar que se dedica a criação e fabrico de gravatas, laços e lenços.
Vandoma nasceu num edifício na baixa do Porto, em 1982, com máquinas em segunda mão adquiridas a uma outra fábrica. Desde então, tem resistido e ultrapassado com sucesso todos os desafios, provando que as gravatas e os laços são elementos intemporais e essenciais no guardaroupa de qualquer homem.
Estação após estação, dos mais clássicos aos mais exuberantes, Vandoma apresenta coleções renovadas, de tecidos provenientes dos mais antigos fabricantes italianos, produzidos na cidade do Porto e padrões selecionados de forma criteriosa.
Acompanhando as últimas tendências e respondendo às necessidades dos seus clientes, Antonio e sua filha Ana Lisa Sousa, que trabalha o lado criativo e a expansão internacional da marca, gerem o negócio lado a lado, focados em conhecer cada parceiro, garantindo um serviço dedicado e uma relação de longo prazo.
E, porque a ideologia sustentável acompanha a marca desde o seu início, 2022 é também o ano de lançamento da linha de gravatas feitas à mão, a partir de amostras de coleções anteriores, reaproveitadas num novo tecido. Apesar de no período da pandemia, ter sido uma das primeiras marcas a lançar máscaras certificadas, feitas com o tecido restante dos cortes de moldes – que, a pedido dos clientes, depois evoluíram para a criação de toucas para médicos e enfermeiros a condizer – o foco principal da Vandoma é, e sempre será, as gravatas. Sofisticadas e intemporais, as gravatas Vandoma marcam presença nos guarda-roupas dos homens mais prestigiados do nosso país. Os produtos Vandoma estão disponíveis no site.
