Novidades da Vacheron Constantin na Watches and Wonders

Novidades da Vacheron Constantin na Watches and Wonders

A Vacheron Constantin marca presença no grande evento da Alta Relojoaria – Watches and Wonders – que teve início ontem em Genebra, onde vai apresentar muitas novidades.

Sob o tema Anatomy of Beauty, um conceito que reúne o savoir-faire, os ofícios artesanais e a procura da excelência, os relógios da Maison surgem-nos com todos os seus componentes a beneficiarem da mais escrupulosa atenção ao pormenor, mesmo aqueles que na montagem dos movimentos ficam escondidos do olhar. Acabamento minucioso e harmonia perfeita na conjugação da técnica com a estética são a prova evidente do compromisso da Vacheron Constantin em não deixar nada ao acaso.

O ano de 2022 marca a apresentação do icónico 222, o emblemático relógio desportivo Overseas, lançado em 1977 por ocasião do 222º aniversário da marca, agora numa nova versão que consiste numa interpretação contemporânea dos códigos desportivos expressos num elegante design, no qual se pode visualizar o mecanismo através da parte traseira da caixa. Este relógio terá venda exclusiva em boutiques Vacheron Constantin.

A coleção Overseas é ainda enriquecida com o seu primeiro relógio com turbilhão, esqueletizado, e com uma outra estreia, já que surge pela primeira vez com uma versão em titânio com bracelete integrada. Tem ainda uma outra opção em ouro rosa. Ainda na coleção Overseas, o novo Calendário Perpétuo ultra-fino esqueletizado é a peça que lhe permitirá ser o dono de um relógio com memória de um tempo que está para vir já que indica o dia da semana para qualquer mês ou ano. O calendário perpétuo é um dos três mecanismos da Santa Trindade das complicações relojoeiras.

O Traditionnelle calendário perpétuo cronógrafo surge numa versão com caixa em platina e mostrador cor de salmão, permitindo uma leitura perfeita. Para além do calendário perpétuo, a natureza técnica do modelo acentua-se com a escala taquimétrica que ocupa a periferia e que serve para calcular a velocidade média ao longo de uma distância de 1000 metros, mediante a posição dos segundos do cronógrafo. Este relógio também será produzido em edição limitada e com venda exclusiva em boutiques Vacheron Constantin.

As senhoras não foram esquecidas e é evidente uma clara aposta neste segmento com o lançamento de um total de 6 referências nas coleções Patrimony e Traditionnelle. Dando resposta a uma solicitação crescente por maiores complicações, este legado no feminino oferece propostas que combinam o classicismo relojoeiro com a sofisticação técnica, todas com braceletes que podem ser facilmente trocadas com um simples toque num botão. O relógio Traditionnelle com calendário perpétuo ultra-plano exibe a sua natureza técnica adaptada numa versão claramente feminina. Por seu turno, o relógio de corda automática Patrimony ostenta uma silhueta minimalista que irradia uma elegância intemporal, o epítome de uma distintiva conceção do classicismo relojoeiro.

No universo Vacheron Constantin, Les Cabinotiers representam um departamento por direito próprio, dedicado à personalização de relógios e às criações únicas. Esta tradição remonta ao século XVIII, época na qual os mestres relojoeiros eram denominados cabinotiers e trabalhavam em ateliês conhecidos como cabinets, localizados no último andar dos prédios para poderem aproveitar o melhor possível a iluminação natural.

As novidades deste ano incluem uma nova série Les Cabinotiers – Les Royaumes Aquatiques.  A fauna e a flora marinhas têm sido uma fonte de inspiração muito rica ao longo da história da Vacheron Constantin. Conhecida pelos seus instrumentos de precisão, a Vacheron Constantin foi responsável pela criação de cronómetros marinhos de vários corpos do exército no princípio do século XX, consciente de que este equipamento era indispensável para calcular a longitude no mar. A série Royaumes Aquatiques inclui 3 peças únicas: Tartaruga, Cavalo Marinho e Flying Dutchman, o Navio Fantasma, que combinam técnicas artísticas várias: pintura em miniatura, guilloché, gravura, esmaltagem, engaste de pedras preciosas, com complicações relojoeiras.

Les Cabinotiers apresentam mais um modelo em estreia na própria Vacheron Constantin: o Cronógrafo monobotão com rattrapante, turbilhão e repetição de minutos. Combinar num mesmo relógio complicações relojoeiras raras e complexas, a repetição de minutos e o cronógrafo comrattrapante, equipando-o com um movimento com turbilhão, foi o desafio que os mestres relojoeiros da Maison assumiram nesta edição de exemplar único de Les Cabinotiers, cuja montagem e acabamento ficou entregue a um único relojoeiro responsável pelo processo. Até à data, são poucos os exemplos desta exclusiva e complexa combinação, já que estava quase sempre circunscrita aos relógios de bolso e raramente surgia em relógios de pulso. Sem desmerecer a sua complexidade técnica, este modelo presta uma atenção muito especial à estética e à legibilidade do mostrador. 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Novidades da Vacheron Constantin na Watches and Wonders

bookmark_border

mais em Lifestyle

Nova coleção de óculos para todas as pessoas

a redireccionar em 10 segundos