Exposição “O Tempo das Mulheres”

Exposição “O Tempo das Mulheres”

Exposição “O Tempo das Mulheres”. Amanhã, 8 de março – Dia Internacional da Mulher -, será inaugurada, pelas 18h30, com fotografias de Alfredo Cunha e textos de Maria Antónia Palla. 

Esta exposição, patente no espaço Atmosfera m Lisboa, na Rua Castilho, nº 5, entre os dias 8 de março e 8 de abril, reúne mais de 50 fotografias da autoria de Alfredo Cunha, captadas ao longo de 50 anos de carreira. As obras estão organizadas em torno de quatro temáticas – O Sol da Vida (a infância), A Idade da Inocência (a juventude), O tempo das Cerejas (a idade adulta) e o Cair das Folhas (a terceira idade) – e surgem acompanhadas, na edição em livro que suporta a exposição, de textos de Maria Antónia Palla, que ilustram cada um desses tempos.

«Somos mulheres ou homens, por um jogo de acasos, desde o momento da concepção. Mas não é esse facto que nos une, a nós, mulheres. Vivemos em hemisférios diferentes, em continentes, países e sociedades desiguais, trilhamos percursos de vida próprios», afirma Maria Antónia Palla num desses textos. «A desigualdade que nos separa não depende da cor da pele, nem da língua que falamos, do traje que usamos, ou sequer da idade. O que nos torna diferentes é a cultura, as tradições, a circunstância de usufruirmos ou não de direitos. Nada disto depende de nós. O que nos torna diferentes é o facto de sermos livres ou não», acrescenta ainda a autora.

A exposição é inaugurada simbolicamente na data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, já que toda ela é centrada nas mulheres e que as obras retratam as várias fases das suas vidas nos mais variados pontos do país e do mundo.

Na inauguração da exposição estarão presentes Alfredo Cunha e Maria Antónia Palla.

Sobre Alfredo Cunha – Alfredo Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira. Em 1970 iniciou a sua carreira profissional em fotografia, em 1971, entrou no Jornal de Notícias da Amadora. Colaborou com o jornal  O Século e O Século Ilustrado (1972), A Agência de Notícias Português – ANOP (1977) e as agências de Notícias de Portugal (1982) e Lusa (1987).

Fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, foi agraciado, em 1996, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Executou as séries de fotografias dedicadas ao 25 de abril de 1974 e à descolonização portuguesa em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Cabo Verde. Realizou ainda o trabalho fotográfico sobre o PREC (Processo Revolucionário em Curso, 1974-1975) e esteve com a GNR na guerra do Iraque (2003).

Sobre Maria Antónia Palla – Maria Antónia Palla nasceu no Seixal a 1 de janeiro de 1933, em casa dos avós paternos, que lhe transmitiram o amor pela literatura e pela democracia.

Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa, o jornalismo foi a sua única profissão. Trabalhou em diversos jornais, revistas e televisão, tendo-se destacado no tratamento de temas culturais e sociais. Colaborou durante vários anos com Alfredo Cunha, de quem é amiga.

Defensora apaixonada da liberdade de pensamento e de imprensa, desde sempre se interessou pelos direitos das mulheres. É comendadora da Ordem da Liberdade.

Photo by Hannah Busing on Unsplash

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Exposição “O Tempo das Mulheres”

bookmark_border

mais em Culture

Arcádia abre nova loja em Coimbra

a redireccionar em 10 segundos