19 de Novembro, dia internacional dos homens

19 de Novembro, dia internacional dos homens

19 de Novembro, dia internacional dos homens. Celebrou-se na passada sexta-feira. na continuidade vamos refletir sobre uma das maiores causas da mortalidade masculina nos nossos dias. O suicídio ainda continua sendo o maior assassino individual de homens com menos de 45 anos, e os homens têm três vezes mais probabilidade de cometer suicídio do que as mulheres, de acordo com dados do ONS (Office of National Statistics – UK) e o relatório da OMS sobre o suicídio em 2019.

Em 2019, um ano antes da pandemia de Covid-19, o suicídio no Reino Unido atingiu a taxa mais alta desde o ano de 2000, com 5.691 suicídios registrados.

Com isso dito, no dia 19 de Novembro, dia internacional dos homens, o Dr. Earim Chaudy, Diretor Médico da plataforma de saúde masculina Manual forneceu alguns sinais a serem observados se suspeitar que alguém está a sofrer de depressão ou outras condições de saúde mental, estes podem ser úteis para um membro da família ou amigo em necessidade:

Tornando-se retraído

A abstinência é um forte indicador de que alguém pode estar deprimido. Pessoas que sofrem de depressão podem perder o interesse por coisas que antes as excitavam, e evitar amigos e familiares, optando por ficar sozinhas. Pode ser mais difícil contatá-los, pois eles podem estar evitando mensagens de texto, chamadas telefónicas e ocasiões sociais.

Se você perceber que um amigo, parente ou colega de trabalho está se afastando, ofereça apoio. Pergunte se eles querem conversar ou até mesmo enviar uma mensagem de texto ou telefone para que saibam que você está ao seu lado.

Mudanças de personalidade

Alguém que sofre de depressão pode não estar agindo como normalmente. Isso pode ser por meio de suas ações ou comportamentos, como cancelar planos ou ter pouco interesse em fazer coisas que gostavam antes. A fala e a comunicação deles também podem mudar – você pode perceber que eles estão falando mais rápido ou mais devagar do que o normal, tendo dificuldade para se comunicar ou se concentrar nas tarefas diárias.

Eles também podem ficar mal-humorados ou irritados mais facilmente. Certifique-se de observar as mudanças de personalidade e ofereça seu apoio se achar que eles estão tendo dificuldades.

Comportamento autodestrutivo

Às vezes, as pessoas com depressão podem se tornar imprudentes porque podem não valorizar mais sua vida. Isso pode incluir direção imprudente, abuso de drogas ou álcool, prática de sexo sem proteção e não alimentação adequada.

Se você notar qualquer um desses sinais, é importante comunicar suas preocupações à pessoa, pois ela pode precisar de suporte. Se você acha que a vida deles pode estar em sério perigo, certifique-se de buscar ajuda de emergência ligando para a Saúde 24.

Mudanças nos padrões de sono

Se você notar que alguém sofre de insônia, isso pode ser um sinal de depressão. Aqueles que têm dificuldade para dormir às vezes podem ter problemas para se desligar, ficar acordados por horas e sentir-se cansados ​​no dia seguinte. Por outro lado, a pessoa pode estar dormindo demais ou ficar na cama o dia todo e não se levantar.

Se você notar esse tipo de mudança, pergunte-lhes se há algum motivo para isso estar acontecendo e ofereça apoio – você pode até sugerir que visitem seu médico de família para buscar ajuda profissional.

Ameaçando ou falando sobre suicídio

Muitas pessoas que pensam em suicídio costumam dar um sinal de alerta antes de fazê-lo. Isso pode ser na forma de uma piada ou até mesmo de uma ameaça. Embora nem todo mundo que fala sobre suicídio o siga, é importante questionar. Cada ameaça de suicídio deve ser levada a sério. Se um aviso vier de um amigo ou familiar com relação ao suicídio, converse com ele, mesmo que ache que ele está brincando.

Outros sinais de que alguém pode ser suicida:

Sentir culpa ou vergonha
Distribuir itens pessoais ou pertences
Dizer adeus às pessoas
Procurar maneiras de prejudicar a si mesmo ou aos outros
Sentir-se um fardo para os outros
Mudanças extremas de humor

Photo by Nik Shuliahin on Unsplash

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

19 de Novembro, dia internacional dos homens

bookmark_border

mais em Lifestyle

“Ainda só viste metade” da Samsung

a redireccionar em 10 segundos