As caves da Burmester com novidades

As caves da Burmester com novidades

As caves de vinho do Porto da Burmester, que se encontram entre as mais procuradas em Vila Nova de Gaia, oferecem agora novos motivos de visita para aqueles que queiram conhecer o universo deste vinho emblemático e acompanhar a história de uma marca de referência com quase três séculos de existência.

O período em que as caves estiveram de portas encerradas, durante o confinamento, foi aproveitado pela Sogevinus (grupo que, para além da Burmester, engloba marcas reconhecidas como a Cálem, a Kopke, a Barros ou a Quinta da Boavista) para fazer obras de remodelação ao espaço e dar um novo uso a algum património histórico da empresa que estava em arquivo. Esse património integra agora o circuito da visita, tornando-a ainda mais enriquecedora e apelativa.

Entre as novidades estão a criação de um mini museu composto por máquinas antigas utilizadas no processo de vinificação, incluindo a fase de engarramento e de rotulagem. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de compreender os vários passos desse processo e de descobrir os métodos aplicados na génese da produção do vinho do Porto. Uma nova área de exposição, baseada no arquivo histórico da Burmester, é também agora outro dos pontos de interesse adicional da visita, revelando material diverso como correspondência, rótulos antigos, fotografias e documentos vários que testemunham a atividade da empresa nos últimos séculos.

Sendo uma marca que conta com quase 300 anos de vida, a Burmester tem um arquivo muito rico, cheio de histórias para contar e que ajudam a perceber a forma como a marca foi evoluindo e conquistando o seu espaço, até se tornar na referência que é hoje”, explica Maria Manuel Ramos, diretora de turismo da Sogevinus. “Considerámos que tínhamos aqui uma oportunidade para valorizar o passado da empresa e, nesse sentido, quisemos presentear o nosso público com mais algumas dessas histórias e curiosidades, o que nos permitiu enriquecer a visita e torná-la ainda mais distintiva”, afirma.

Conhecidas pela sua atmosfera autêntica e tradicional, as caves Burmester oferecem ainda aos seus visitantes a possibilidade de verem o balseiro mais antigo do grupo Sogevinus – objeto que data de 1883 e que foi oferecido pelo pai de Henriqueta Guedes ao seu genro, Gustavo Burmester, como dote de casamento. Outros pontos de interesse da visita são a passagem pelos tonéis onde o vinho do Porto é envelhecido, alguns deles com a particularidade rara de serem feitos em madeira de castanheiro, em vez da tradicional madeira de carvalho (o que confere um estilo distinto aos vinhos) e e onde é possível sentir um aroma único no ar, provocado pela evaporação do álcool através da madeira, num fenómeno que é conhecido como “angel ́s share”.

Para além da visita convencional, é também possível agendar visitas privadas que dão acesso à garrafeira histórica, onde estão armazenados alguns dos mais carismáticos vinhos da marca, e também ao terraço, um local privilegiado para a realização de provas de vinho exclusivas. Aqui, os visitantes são surpreendidos, não apenas com uma vista deslumbrante sobre o Porto, mas também com a oportunidade de encontrar um pedaço da região do Douro na cidade, já que aqui estão plantadas algumas videiras vindas diretamente da Quinta do Arnozelo, a quinta da Burmester localizada no coração duriense.

No ano passado, as caves de vinho do Porto Burmester foram distinguidas com o prémio “Travellers’ Choice 2020”, galardão atribuído pelo TripAdvisor (considerada a mais importante plataforma de turismo do mundo), que premeia as atrações turísticas preferidas dos visitantes. Em 2019, receberam um total de cerca de 123 mil pessoas, o que as coloca entre as caves de vinho do Porto mais visitadas em Vila Nova de Gaia. As visitas às caves Burmester estão disponíveis em seis idiomas: português, inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.


Devido às atuais obras de reabilitação do tabuleiro inferior da ponte Luís I, a Burmester criou uma sinalética específica de apoio para orientar os visitantes no acesso às caves.Para quem vem do Porto, este acesso pode continuar a ser feito de forma pedonal, através da passagem assegurada no tabuleiro inferior da referida ponte. Para acesso automóvel, é sugerido o estacionamento no parque existente no final da rua General Torres, em Vila Nova de Gaia, a 60 metros da entrada das caves Burmester.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

As caves da Burmester com novidades

bookmark_border

mais em Lifestyle

24 de Outubro - Breves Notícias de Domingo

a redireccionar em 10 segundos