Ponta Delgada acolhe FESTIVAL MENTAL

Ponta Delgada acolhe FESTIVAL MENTAL

Ponta Delgada acolhe FESTIVAL MENTAL. 2021, a quinta edição do FESTIVAL MENTAL começou em maio no Teatro São Jorge,Lisboa. Mas, o desafio continuou por terras nacionais com a edição no Funchal, em junho, revelando-se um sucesso. 

Agora, em setembro, com a edição em Ponta Delgada pela primeira vez, a saúde mental será abordada pela visão cultural da mesma. Num olhar mais abrangente, o cinema e a música ajudam a realçar muitas situações e vertentes do tema central. 

No Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD), de 17 a 19 de Setembro, vamos poder ver e ouvir a Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens, participar nas M-Talks, que abordam os temas da ansiedade e toxicodependências e, no final do festival, o excecional concerto com convidados locais de André Viamonte.

Ponta Delgada acolhe FESTIVAL MENTAL

Segundo as palavras da Curadora e diretora do MENTAL, Ana Pinto Coelho “A aventura açoriana do FESTIVAL MENTAL começou em 2020 com uma primeira reunião em que todas as partes demonstraram enorme interesse para que parte da programação acontecesse esse ano. Entretanto, com eleições e mudança de cenário político, o programa foi alterado mas mantido na sua génese. Ou seja, os temas que foram acordados para 2020 são os que serão tratados agora em Setembro, o que achamos por demais conveniente e importante. O MENTAL existe com o objetivo da promoção da saúde mental através das artes. O FESTIVAL MENTAL tem a co-produção do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, será o primeiro MENTAL neste arquipélago e esperamos que seja o início de uma grande interação ao longo dos próximos anos”.

Mental – Festival da Saúde Mental é um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. Inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas (M-Talks).

Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de temas relacionados com a saúde mental, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.

Já em 2018, o Mental teve dois momentos de visibilidade e reconhecimento internacionais: faz parte do Board da Rede Europeia de Festivais congéneres NEFELE e foi Menção Honrosa da 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, confirmando o alto potencial do projeto.

Em 2021 o Festival Mental regressou a Lisboa para a sua 5.ª edição de 20 a 28 de maio e lançou-se na sua versão itinerante na Madeira, Açores e Castelo de Vide.

Para mais informações visitar o site e a agenda.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK MENTAL

INSTAGRAM MENTAL

TWITTER MENTAL

WEBSITE MENTAL

YOUTUBE MENTAL

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Ponta Delgada acolhe FESTIVAL MENTAL

bookmark_border

mais em Lifestyle

12 de Setembro - Breves Notícias de Domingo

a redireccionar em 10 segundos