Artek e o ICA lançam edição limitada do ‘Stool 60’

Artek e o ICA lançam edição limitada do ‘Stool 60’

A finlandesa Artek e o ICA – Instituto de Arte Contemporânea de Londres apresentam uma edição limitada do ‘Stool 60’ de Alvar Aalto. A edição de 252 de Fischli / Weiss segue-se a uma primeira personalização artística criada em 2019 por Barbara Kruger, que esgotou poucas semanas após o lançamento.

No projeto ’21 Questions’, os artistas suíços Peter Fischli e David Weiss “vestem” o icónico banco de projetado em 1933 pelo arquiteto finlandês, designer e cofundador da Artek, Alvar Aalto com uma T-shirt customizada com frases do trabalho que valeu à dupla o Leão de Outro da 50ª Bienal de Veneza. ’21 Questions’ mapeia um universo de preocupações existenciais, variando entre questões aparentemente lúdicas – ‘Devo comprar um martelo grande?’, ‘ Porque motivo os cães gostam de se deitar ao sol?’ – e enigmas filosóficos – ‘Posso recuperar a minha inocência?’, ‘É perigoso sonhar a toda a hora com outra vida?’

Objeto multifacetado e lúdico, o ’21 Questions’ é ao mesmo tempo um item de moda, uma peça de design funcional modernista e – quando combinados – uma escultura.
Cada frase corresponde a um banco, todos eles produzidos sob medida para esta colaboração numa série de 12, ou seja um total de apenas 252 unidades, cada uma assinada à mão e numerada. Além disso, as peças disponíveis para venda incluem um certificado fotográfico assinado do ‘Stool 60’ na sua forma escultural e um “manual de instruções”, escrito por Peter Fischli, explicando como criar e usufruir desta obra. 
O ‘Fischli/Weiss: 21 Questions, Stool 60’ pode ser encomendado através do ICA desde dia 1 de julho.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Artek e o ICA lançam edição limitada do ‘Stool 60’

bookmark_border

mais em Culture, Lifestyle

O verão e a nossa condição física

a redireccionar em 10 segundos