ARCOlisboa terá lugar entre os dias 16 e 19 de Setembro. Uma decisão da co-organização, composta pela Câmara Municipal de Lisboa, a IFEMA e o Comité Organizador da feira, com o objetivo de promover o encontro de galerias, coleccionadores e profissionais internacionais.
A Doca de Pedrouços, marcada pela magnífica arquitectura industrial onde se instalava a Docapesca, irá acolher o maior evento internacional de arte contemporânea da cidade. A escolha deste espaço partiu de uma parceria estabelecida entre a feira e a Administração do Porto de Lisboa.
Desde a primeira edição da feira que a escolha do espaço para a sua realização assume uma importância estratégica, tendo a organização optado por estruturas com características únicas em alternativa aos centros de exposição geralmente utilizados para o efeito.
A quinta edição da ARCOlisboa vai reunir cerca de 70 galerias nacionais e internacionais, cuja oferta artística expressará o panorama contemporâneo de Portugal em diálogo com propostas internacionais. O Programa Geral do evento será constituído pelas galerias seleccionadas pelo comité organizador, havendo ainda programas comissariados. Um deles será a secção Opening, com a curadoria da Kunsthalle Lissabon, que trará novos artistas e cenários, assim como África em Foco, comissariada por Paula Nascimento, apresentando uma amostra atenta à criação artística africana na actualidade.
Paralelamente às propostas das galerias, Arts Libris destacará a relevância de livros de arte assim como o conteúdo de revistas de arte contemporânea, e novos espaços comuns promoverão encontros ao ar livre.
Neste ano, a ARCOlisboa celebra o seu 5º Aniversário, que representará um momento de reencontro físico com a arte contemporânea na capital portuguesa.
A ARCOlisboa conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura, EGEAC, Fundação EDP, Fundação Millennium e novos sponsors como a Fundação ALTICE e, entre outros, a MEXTO – Property Investment.