Mudar para Melhor, uma missão

Mudar para Melhor, uma missão

A missão da Oris de Mudar para Melhor volta a dedicar-se aos delicados ecossistemas do planeta com um relógio que realça a ameaça ao maior peixe dos oceanos, o magnífico tubarão-baleia. 

Segundo o Smithsonian Ocean Portal, existem atualmente cerca de 2.270 espécies consideradas ameaçadas ou em risco, ao abrigo do Endangered Species Act de 1973. Uma delas é o tubarão-baleia, o maior peixe dos oceanos, foco do novo Oris Whale Shark Limited Edition. 

Este novo relógio foi criado para ajudar a limpar, restaurar e proteger a água do planeta, mais concretamente para apoiar o trabalho do embaixador da Oris Gerardo del Villar, experiente explorador e fotógrafo que começou a documentar tubarões-baleia há mais de 15 anos.

O Oris Whale Shark Limited Edition é baseado no relógio de mergulho Oris Aquis GMT e está limitado a 2.016 peças para assinalar o ano em que a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) fez o anúncio sobre o tubarão-baleia. O seu mostrador diferenciador foi gravado com um padrão especial inspirado na pele do tubarão-baleia. 

“Como predadores de topo, os tubarões são importantes na manutenção das espécies abaixo de si na cadeia alimentar e como indicadores da saúde dos oceanos,” afirma Gerardo del Villar, fotógrafo subaquático e embaixador da Oris, que estuda o tubarão-baleia há mais de 15 anos. “Ele ajuda a eliminar os fracos e a manter o equilíbrio entre concorrentes, garantindo a diversidade de espécies. Sem o tubarão-baleia os ecossistemas entrarão em colapso. É preciso criar áreas marinhas protegidas. É preciso educar as pessoas sobre a importância do tubarão-baleia. É preciso diminuir a poluição nos oceanos e lutar contra as alterações climáticas. São fatores essenciais para a conservação desta espécie.”

Ocean Credit Photo by Caroline Power

“Não deixaremos de chamar a atenção para os problemas que assolam a água do planeta”, afirma Rolf Struder, co-CEO da Oris. “Temos orgulho em trabalhar com Gerardo e em apoiar o seu trabalho, mas isto é uma gota no oceano. Para Mudar para Melhor, todos temos de cumprir o nosso papel.”

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Mudar para Melhor, uma missão

bookmark_border

mais em Lifestyle

O veículo urbano com motorização 100% elétrica

a redireccionar em 10 segundos