Start-ups portuguesas a caminho de Nova Iorque

Start-ups portuguesas a caminho de Nova Iorque

São já conhecidas as duas start-ups portuguesas vencedoras do challenge nacional CITY SHAPER, desenvolvido pela MINI Portugal. O projeto procurava projetos nacionais que apresentassem soluções para reinventar a vida nas cidades. As start-ups BeON Energy e Pavnext foram as duas selecionadas com os seus projetos microinversores e pavimento à base de borracha, respetivamente .

As duas start-ups irão participar na exposição MINI URBAN-X, em Lisboa, de fevereiro a março de 2020, inserido no lançamento internacional do MINI Elétrico. Tendo ainda a oportunidade de visitar o A/D/O em Nova Iorque, onde conhecerão pessoalmente a equipa URBAN-X e a participar no MINI URBAN-X Demo Day.

A empresa BeON Energy, criada em 2015, desenvolve microinversores, que convertem a energia de um painel solar para a energia que é usada na rede elétrica. É o primeiro microinversor no mundo que permite ligar um sistema fotovoltaico diretamente a uma tomada. O microinversor BeON faz também o controlo de eletrodomésticos, através dos próprios fios elétricos, para os fazer funcionar em horas de muito sol e, assim, resultarem em energia solar gratuita.

O objetivo da empresa de Ponte de Sor, Alentejo, é que o administrador do serviço seja capaz de auto-instalar o seu sistema de autoconsumo, ou seja, qualquer pessoa sem conhecimentos de eletricidade ou de montagem solar, possa implementar o Kit com segurança, poupando dinheiro.

Por sua vez, a segunda vencedora do programa, a Pavnex, um pavimento tecnológico, à base de borracha, com soluções de segurança rodoviária, que promove a segurança nas mesmas, reduzindo a velocidade do tráfico de veículos. O pavimento ao extrair a energia cinética aos veículos sem o condutor travar reduz a velocidade em zonas estratégicas, como as passadeiras, para 30 km/hora.

Depois a energia cinética extraída é transformada em energia eléctrica, para iluminar as passadeiras, os locais de passagem, carregar bicicletas eléctricas. Uma solução que atinge os objetivos da Organização Mundial de Saúde, redução da principal causa de morte a nível mundial – o excesso de velocidade.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Start-ups portuguesas a caminho de Nova Iorque

bookmark_border

mais em Lifestyle

E depois do Natal? Neste final de ano?

a redireccionar em 10 segundos