Dois portos de entrada para a Europa

Dois portos de entrada para a Europa

Dois portos de entrada para a Europa inspiraram dois novos cafés. Duas cidades cosmopolitas até ao séc. XIX, foram pontos de contacto com tantas civilizações e tantos produtos exóticos. Viaje no tempo com a Nespresso até às origens das primeiras coffee houses do mundo. A Nespresso lança dois novos cafés de Edição Limitada, Café Istanbul e Caffè Venezia, que vão trazer a atmosfera vibrante das primeiras coffee houses diretamente para a sua chávena.

Istambul sempre foi o ponto de entrada da Ásia para a Europa. Numa altura onde ainda não havia imprensa, as coffee houses de Istambul eram o ponto de encontro da cidade, onde se debatiam ideias, sempre acompanhadas por um café. Uma fusão de culturas, sabores, gostos e ideias que pode encontrar nesta Edição Limitada.

Foi em Istambul que abriu a primeira coffee house do mundo, o histórico café Kiva Han inaugurado no final do século XV, tornando-se assim a cidade berço da cultura do café. O café tornou-se o “vinho do Oriente” e os árabes começaram a vê-lo como uma bebida social, muito semelhante ao que acontece hoje em dia. Mas também o viam como uma bebida intelectual chamando-lhe de “leite dos pensadores e jogadores de xadrez”.

Veneza, por outro lado, era considerada o centro da criatividade na Europa. Lar das artes, da música e das invenções, muitas vezes apresentadas e testadas nas coffee houses da cidade. Esta fusão de culturas e expressões fez das primeiras coffee houses lugares agitados, complexos e elegantes.

Devido às suas raízes orientais e às suas propriedades revigorantes, em Itália o café foi inicialmente considerado pecaminoso e uma ameaça ao cristianismo. No entanto, o Papa Clemente VIII adorava o sabor e aroma únicos desta bebida, e tratou de a converter numa bebida cristã, dando-se assim ao início da expansão do café na Europa. Diz-se que afirmou: “Bem, esta bebida de satanás é tão deliciosa que seria um pecado deixar que somente os infiéis a utilizem. Enganemos satanás baptizando-a”.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Dois portos de entrada para a Europa

bookmark_border

mais em Lifestyle

Michael Jackson esteve aqui! Louis Vuitton FW2019

a redireccionar em 10 segundos