A conferência POST-INTERNET CITIES

A conferência POST-INTERNET CITIES

No âmbito da exposição Utopia/ Distopia, patente no MAAT até 21 de agosto, a conferência POST-INTERNET CITIES a 26 de Maio promove uma reflexão crítica sobre o modo como as tecnologias digitais têm afectado a conceptualização e a vida das cidades. Como podem a arte e a arquitectura responder a esta condição incerta e instável?

Falar sobre o presente e o futuro das cidades implica, desde logo, discutir o que significa hoje espaço urbano. Para além de terem motivado evidentes mudanças nas práticas quotidianas, as tecnologias da comunicação transformaram radicalmente o modo como as cidades são reconhecidas, apropriadas e (re)desenhadas.

A globalização da Internet e, mais recentemente, o fenómeno das redes sociais, reconfiguraram o espaço urbano, desdobrando-o em múltiplos territórios que coexistem e se confundem, numa crescente ambiguidade entre os domínios público e privado, real e virtual.

Estarão as novas dinâmicas socio-culturais a colocar em causa o papel do espaço público construído? Até que ponto deve a cidade ser entendida como uma sobreposição entre a realidade material e um imaginário colectivamente reinventado nas redes?
Temas da conferência
– Arquitectura contemporânea como utopia/distopia urbana

– Culturas em rede e o “direito à cidade”

– (I)literacia digital e exclusão social

– Arquitectura e iconografia urbana depois da Internet

– Arquitectura, tecnologia e incerteza

– Arte contemporânea como intervenção urbana na era digital

– Arte digital em espaços públicos

– Espaço urbano como realidade híbrida
PUBLICAÇÃO
Uma selecção de ensaios sobre os temas da conferência serão publicados na revista online e-flux architecture. Isso significa que alguns dos trabalhos propostos podem ser seleccionados para apresentação na conferência, mas não necessariamente para publicação. A comissão responsável pelo programa da conferência irá seleccionar o(s) melhor(es) trabalho(s) submetido(s) ao presente Call for Papers, para serem incluídos na publicação da e-flux. Para além de verem o seu trabalho publicado, os vencedores receberão também os honorários correspondentes à autoria do texto.

Speakers

Hani Rashid
Marisa Olson
Salvatore Iaconesi & Oriana Persico
Carlo Ratti
Coordenação

Pedro Gadanho, Diretor MAAT /  MAAT Director
Helena Barranha, Professora Assistente / Assistant Professor at IST-UL and Investigadora / Researcher at IHA-UNL
Organização 

MAAT / Instituto História de Arte, Faculdade de Ciências e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, / Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior / Instituto Superior Técnico
Instituições Parceiras

Fundação Millennium BCP / MIT Portugal

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

A conferência POST-INTERNET CITIES

bookmark_border

mais em Culture

Aldeias de Xisto em exposição

a redireccionar em 10 segundos