Um espaço renovado dedicado ao homem

Um espaço renovado dedicado ao homem

Na semana passada, o The Gentleman’s Mail foi conhecer as propostas de verão já presentes na conhecida loja Rosa & Teixeira que, para além, das surpresas de moda masculina, mostrou-se renovada. Pensada à medida do homem actual, que tem neste espaço de excelência uma referência de bom gosto e qualidade.

Para o processo de renovação, José de Castro desafiou uma equipa multidisciplinar integrada por profissionais de referência na área que, sendo também clientes e amigos de longa data, asseguraram uma modernização em magistral consonância com o ADN de Rosa & Teixeira.

Assinado pelo arquitecto João Paciência e desenvolvido em perfeita harmonia com o engenheiro Vítor Vajão, responsável pela luminotécnica do espaço, este projecto conta com a participação do artista plástico Pedro Cabrita Reis, autor da monumental peça de arte contemporânea que marca a nova imagem da loja Rosa & Teixeira. A execução do projecto foi assegurada pela elevada qualidade do serviço da Tétris, empresa especialista em obras de retalho de luxo, que garantiu uma renovação exímia com especial atenção ao detalhe.

Uma nova organização

A modernidade do espaço sente-se mesmo antes de passar a porta de entrada. O design dos toldos foi reformulado e perfeitamente enquadrado na geometria das montras, surgindo com uma sofisticada tonalidade cinza-prata, em perfeita sintonia com o ambiente interior de loja. As montras, que se destacam com uma personalidade ímpar graças a uma nova amplitude, desenham uma atmosfera que convida a entrar no luxuoso mundo Rosa & Teixeira.

A receber o cliente está a área reservada a acessórios, destacando-se o expositor de gravatas perfeitamente alinhadas por cores e texturas. Enquanto elemento de destaque na nova configuração da loja, o espaço central assume uma nova escala e amplitude, subdividindo-se em quatro áreas especializadas – camisas, blazers, calças e sapatos – que facilita a experiência de compra. O espaço do fundo é agora ocupado exclusivamente por fatos, enquanto a coleção de cerimónia migrou para o piso inferior, conferindo uma nova liberdade ao espaço.

A ligar o piso térreo ao piso inferior, a escada – que se desenvolve numa forma helicoidal – abraça a peça de arte idealizada e concebida pelo artista plástico Pedro Cabrita Reis, oferecendo uma perspetiva da peça sob diferentes ângulos de visão. Com um ambiente mais intimista, o espaço inferior oferece dois gabinetes de prova com antecâmara integrada, que criam uma maior privacidade e uma experiência aprimorada. Com novas áreas de atendimento e mais espaço expositivo, o piso -1 oferece ainda uma perspetiva privilegiada para o ateliê de alfaiataria, colocando em evidência o serviço de alfaiataria de Rosa & Teixeira, exclusivo em todo o país.

Decoração contemporânea

O novo ambiente de Rosa & Teixeira cria uma simbiose perfeita entre o design contemporâneo e o funcionalismo. A decoração minimalista valoriza a presença dos produtos expostos, confluindo numa atmosfera articulada que exulta os ideais de excelência de Rosa & Teixeira.

O mobiliário, outrora escuro, de estilo imperial, e com predominância de formas curvilíneas, deu lugar a uma atmosfera de linhas estilizadas onde os tons sóbrios assumem predominância. Desenhado à medida, como um fato que se ajusta na perfeição à silhueta do cliente, o mobiliário foi pensado e concebido para dominar os ritmos e intensidades, colocando ênfase na oferta da loja.

Na sua essência, combina apontamentos de madeira Macoré com vidro e acabamentos em aço inoxidável polido, criando uma atmosfera tão leve que predispõe a uma descontração cúmplice do requinte.

As linhas de luz LED, privilegiadas em todo o processo de remodelação, contribuem decisivamente na criação de um ambiente clean, com uma vibração inquestionavelmente moderna. Também as vitrinas curvas, que caracterizavam a antiga loja, foram depuradas para, qual sentinelas de cada espaço, enquadrarem manequins, marcando diferentes pontos do espaço.

Um espaço com memória

Para preservar a memória que acompanha a sua história desde o primeiro momento, o icónico piso de Brecha da Arrábida foi preservado e enaltecido no piso térreo da loja Rosa & Teixeira. Mantido apenas na zona central, perfeitamente demarcado do espaço através das cores contrastantes da Brecha da Arrábida, esta área é emoldurada pelo mármore branco que nasce na sala de entrada e se estende até ao fundo do piso que, em plena harmonia com os tetos trabalhados em estuque branco acetinado, recria uma atmosfera novecentista que conduz numa viagem até às origens de Rosa & Teixeira.

Com nova escala, maior amplitude e um novo dinamismo, este espaço reforçou a sua centralidade com um teto elíptico de vidro de onde descem sobre os balcões de atendimento, elegantes candeeiros que colocam em destaque a sofisticada e exclusiva oferta de Rosa & Teixeira. Venha conhecer o espaço renovado de Rosa & Teixeira, no número 204 da Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Um espaço renovado dedicado ao homem

bookmark_border

mais em Fashion

Fast Talks by ModaLisboa

a redireccionar em 10 segundos