Um novo espaço de joalharia contemporânea

Um novo espaço de joalharia contemporânea

A criatividade em Portugal pode ser um fenómeno de nascimento árduo mas existe e muitas vezes vinga. Com esforço e dedicação, observamos um retorno às tradições em várias artes de design. Vamos apresentar um caso expecional na área do design de joalharia. Embora a marca possua poucas peças masculinas (botões de punho na imagem) sabemos que está aberta à concepção e fabrico de futuras peças para homem.

Criada em 2006 pela francesa de origem belga Anne Bergue, radicada em Portugal, a marca Bergue & Co conjuga, de forma surpreendente, as técnicas tradicionais de fabrico com uma abordagem conceptual da joalharia contemporânea.

Depois de uma fase inicial em que a criação foi sustentada por um colectivo de designers, Bergue & Co passou a existir com um atelier próprio, já no Lx Factory, em Lisboa, a partir de 2009.

Desde essa altura que a marca vende as suas peças um pouco por todo o mundo, tendo encontrado compradores em mais de 10 países (de Singapura aos Estados-Unidos, passando pela Austrália).

É possível encontrar as criações Bergue & Co nas lojas do Harrods em Londres, do Museum of Contemporary Art em Chicago, ou do Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, mas também em várias boutiques espalhadas pelo mundo, desde que sejam reconhecidas referências em design ou em jóias de criador.

Apesar de ser uma marca jovem, Bergue & Co recebeu já, no entanto, numerosos prémios internacionais, nomeadamente no Salão Internacional da Joalharia de Paris (Bijorhca) em 2008, 2009 e 2010, pela sua criatividade, inovação e perfeição estética.

A partir de agora, Lisboa, berço da marca, conta com um atelier-boutique, espaço de fabrico e venda das criações Bergue & Co.

Instalada em pleno Lx Factory, pólo de indústrias criativas por excelência, esta loja pretende ser um verdadeiro palco da marca, aberto ao público em geral.

Aqui, cada cliente pode assistir ao processo de produção das jóias, que se desenrola na mezzanine, e escolher entre as perto de 500 referências (colares, anéis, brincos ou braceletes) que a marca tem em catálogo, as quais podem ir dos 25 aos 120 euros.

A marca Bergue & Co possui uma forte identidade artística. Nela encontramos a subtil mistura entre materiais preciosos – a prata sobretudo – e outros mais fashion como o acrílico. As peças jogam com as côres e com as formas esculpidas moldando jóias com uma personalidade cheia de vitalidade e de irreverência, sem nunca roçar a exuberância.

Bergue & Co tem uma matéria-prima predilecta: a prata. Com efeito, graças à sua maleabilidade, este material é ideal para deixar campo aberto à livre concepção de cada jóia.

Os jogos de côres e a criação de contrastes são realçados, graças à aplicação sobre a prata – por galvanização – de finíssimas camadas de ouro amarelo, ouro rosa ou ródio negro.

As jóias Bergue & Co distinguem-se também pela utilização de materiais menos convencionais, como o brilhante e leve metacrilato (mais conhecido como acrílico). Ultrapassar as dificuldades técnicas da sua associação com a prata é um desafio permanente, presente em muitas das criações da marca.

A abertura do atelier-boutique Bergue & Co, assinala mais do que um novo espaço no mercado das jóias design em Portugal. É de um conceito sofisticado, irreverente e não conformista que se trata: o de editor em joalharia contemporânea.

 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Um novo espaço de joalharia contemporânea

bookmark_border

mais em Lifestyle

Portugal de ponta a ponta em carro

a redireccionar em 10 segundos