“Gisberta” com Rita Ribeiro
TEATRO
Gisberta foi barbaramente assassinada no ano de 2006, na cidade do Porto, vítima da violência de 14 jovens internos de uma instituição católica. Rita Ribeiro interpreta a mãe da transexual, uma história ficcional, mas com contornos realistas. Esta interpretação valeu-lhe a nomeação para Melhor Actriz nos Globos de Ouro (Maio de 2014).
A peça consiste num monólogo em que ela vai relatando a um jornalista alguns factos da vida do “seu menino”, desde a infância até o momento em que parte do Brasil em busca do direito de ser vista e respeitada como mulher. Fala da sua dificuldade em aceitar a identidade de género do filho e das várias tentativas de o dissuadir, ainda na infância, a não seguir um caminho por ela e por muitos considerado “anti-natura”; fala da saudade que sente do “seu menino”; do arrependimento por tê-lo deixado partir…
Como já se sabe, a história não tem um final feliz. Após 3 dias de agressões físicas por parte dos pequenos delinquentes, Gisberta foi atirada ao fosso onde acabou por sucumbir. O laudo da autópsia determinou morte por afogamento.
Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, 175
Quinta a Sábado: 22h; Domingo: às 17h
Até 24 de Agosto
“O Respeito e a Disciplina que a tudo se impõe. Mobiliário para Edifícios Públicos em Portugal (1934-1974)”
EXPOSIÇÃO
A exposição apresentada no 2º piso do MUDE contribui para o desenvolvimento da história do design em Portugal, dando a conhecer a produção realizada, e ainda quase totalmente desconhecida, durante o Estado Novo.
Encontram-se em destaque obras, móveis, autores e fabricantes que contam os antecedentes e a emergência do design em Portugal e contribuem para a identificação de momentos de rutura e para a valorização dos seus protagonistas.
Uma parte das peças encontrava-se ainda em uso. São apresentadas no estado de conservação em que foram encontradas, sem qualquer operação de restauro. As marcas de uso, as cicatrizes, os remédios improvisados, revelam materiais e processos de construção que de outro modo não seriam visíveis.
MUDE
Rua Augusta
Terça a Domingo: 10h – 18h
Até 2 de Novembro
Entrada livre
Mostra de arte africana
Um dia de mostra da variedade cultural presente nos diversos grupos étnicos africanos, com várias bancas distribuídas por todo o Largo do Intendente, onde se podem encontrar os seguintes produtos: vestuário, calçado, bijuteria, artes plásticas, literatura, cd’s, fotografia.
22h: Ciclo AfrikPlay – Documentário A minha Banda e Eu
Largo do Intendente
9 de Agosto, Sábado: das 15h às 00h