Apertar o cinto : “Less is more”

Apertar o cinto : “Less is more”

dieta

Apertar o Cinto, uma frase que está na moda,  e não estou a falar de politica nem da Troika, muito menos de uma campanha rodoviária,  mas sim  da preparação do nosso corpo  para o Verão que segundo o calendário está aí a porta.

É nesta altura que ganha sentido  o paradoxo – no perder é que está o ganho – somos  (ou sumos) bombardeados com inúmeras  dietas e  promessas milagrosas  como a tal Dieta Incrivel , perder peso sem esforço, ficar em forma e menos  kilos ….”Perca 6-8kg em 30 dias”‎  e ainda  imagens daquilo que nunca vamos ser , pois a vida “alive “não usa Photoshop.

Assim, aparecem vários tipos de dieta:  de desintoxicação, de restrição, de combinação , dietas ortomoleculares , dietas do tipo sanguíneo, dieta do PH ,dietas vegetarianas, dieta das proteínas ,dietas mediterrâneas, do Chá , do Limão, do Chocolate ou mesmo a da feijoada e tantas outras que só serviriam para  engordar esta coluna e  mais  algumas que ainda estarão para vir.

Na verdade, qualquer regime para emagrecer, emagrece. Mas geralmente recupera-se!

Se formos ao wikiedia  https://pt.wikipedia.org/wiki/Dieta ,  e  procurarmos a palavra Dieta temos a seguinte definição : refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica (saudável ou não).

É aqui que entra o meu pensamento biológico e tecnológico que me faz torcer o nariz a qualquer destas ou outras dietas dirigidas às massas. Emagrecer não é só perder kilos , o Homem é um ser único e tem de ser visto numa visão holistica  e como tal não pode ser “aviado” com chapa cinco de uma dieta com nome pomposo.

No pensamento biológico e na máxima  dizme o que comesdirteei quem és, só acredito  num programa personalizado de hábitos de alimentação e de vida onde a actividade física é fulcrar com apoio e orientação contínuos feitos por profissionais sérios e/ou plataformas certificadas por forma a implementar mudanças  sustentáveis e definitivas na nossa vida. É necessário ter como base estudos científicos e não  “comer com os olhos” o  marketing.

Acredito que o  pensamento tecnológico poderá ser complementar  ao biológico  através de plataformas de auto-monitorização dos  dados biométricos  (e-health ou m-health). É a diferença entre navegar com mapa ou ser levado ao sabor do vento .

Uma das aplicações/ APP  com mais utilizadores é  a Tactio http://www.tactiosoft.com/ com 4 Milhões de utilizadores, dos  quais 50%  já estão ligados  a médicos ou instituições tem entre vários programas de Saúde, um  especifico para monotorizar a perda de peso:  o “ Weight Loss Tracking “  http://www.tactiosoft.com/weight-tracking , conta também com um “health coching virtual” que envia dicas e sugestões personalizadas  (pop-up just-in-time ). É certamente  uma solução  para registar, acompanhar e partilhar os nossos dados e conquistas diárias com médicos ou amigos. É  divertido e viciante.

Mas nem todos têm que emagrecer ou querem emagrecer, o  ideal é combinar uma boa actividade física regular com uma alimentação variada usando e abusando  dos legumes, das frutas  e bagas  promovendo um estilo de vida de vida Saudável .

O habito, não só faz o Monge, como faz ir Longe, desde que seja  saudável.

Apesar de, como dizem, a beleza está nos olhos de quem vê, mas não devemos deixar aos olhos dos outros o nosso bem estar.

 Por Francisco Norton de Matos

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Apertar o cinto : “Less is more”

bookmark_border

mais em Crónica

Férias TOP SECRET

a redireccionar em 10 segundos