Britten nasceu a 22 de novembro de 1913. Passados dois dias sobre a efeméride, a Orquestra Sinfónica Metropolitana interpreta duas obras que anunciam categoricamente o compositor inglês como nome maior no panorama musical do século XX. Os quatro andamentos do Concerto para Piano conduzem-nos por ambientes contrastantes, todos de grande efeito. No virtuosismo da parte solista – que nos recorda Britten enquanto pianista – ecoam bulícios civilizacionais do período anteguerra, teatralidades circenses, comoções obstinadas. A Sinfonia da requiem desenvolve-se neste último registo, com processos sonoros cumulativos, orientados para clímaxes orquestrais que só conhecemos dos grandes compositores de matriz romântica. Na primeira parte do concerto ouve-se música de Stravinsky. A abrir, quatro preciosos exercícios de escrita com origem em 1914, mas só estreados em 1930 nesta versão orquestral. Depois, a suite da música de um bailado de Balanchine estreado em 1936, em Nova Iorque. À frente da orquestra estarão dois músicos bem nossos conhecidos: o maestro italiano Emilio Pomàrico e, naturalmente, o pianista António Rosado.
24 Nov 2013 – 17:30
Grande Auditório
Duração aprox 85 m
C/ intervalo
Preços
1ª Plateia 15€
2ª Plateia 15€
Laterais 10€
Laterais deficientes 10€
Camarote Central 15€
Camarote Lateral 15€
Balcão Lateral 10€
1º Balcão 12,5€
2º Balcão 7,5€
Galerias 5€
Orquestra Sinfónica Metropolitana
António Rosado piano
Emilio Pomàrico direção musical
Programa
Igor Stravinsky
Quatro Estudos para Orquestra
Jeu de cartes, Suite do Bailado
Intervalo
Benjamin Britten
Concerto para Piano
Sinfonia da requiem