Na semana passada, por ocasião da abertura da loja da marca Rimowa, na Avenida da Liberdade, Gentleman’s Journal teve a oportunidade de conversar brevemente com Diogo Morgado. Um português com uma carreira cada vez mais representativa no cinema e na arte, possui uma nova experiência de vida para poder partilhar connosco o que observa quanto ao homem moderno e ao seu desenvolvimento. Por isso, era impossível, não perguntar, o que é para ele, a elegância masculina.
O que é um homem elegante?
Sei dizer mais rapidamente o que é uma mulher elegante (risos). Mas, para mim, é um homem sofisticado que se preocupa em não ostentar mas em estar bem de acordo com o sitio para onde está e que está bem consigo mesmo. Elegância é um saber estar e um certo savoir faire, não é uma coisa somente visual é uma forma de estar. Para mim é uma forma de estar e de se mover.
TENDO EM CONTA A SUA VIDA PREENCHIDA QUAIS SÃO AS PEÇAS FUNDAMENTAIS NO GUARDA ROUPA?
Uma boa camisa, que assente bem. T-shirts e jeans de todas as cores e formas. Um bom par de sapatos, que sejam, sobretudo, confortáveis.
POSSUI ALGUM ROLE MODEL NO DIZ RESPEITO À ELEGÂNCIA?
Dificilmente, as coisas hoje em dia mudam tão rapidamente e a moda tem tantas flutuações e influências. Por isso estamos expostos e sofremos influências indirectas todos os dias. Podemos gostar hoje de algo e amanha podemos achar que não tem tanta importância. Eu sou mais clássico, clássico casual mas também sou fã dos fatos super clássicos de três peças e botões de punho. Embora com a minha vida não possa usar todos os dias.
AGORA A SUA VIDA PASSOU POR MUITOS PAÍSES E CULTURAS, ACHA QUE O HOMEM TEM UMA MAIOR CONSCIÊNCIA DA ELEGÂNCIA E TEM VINDO A CULTIVAR?
Sem dúvida, de há 15 anos para cá, o homem tem uma consciência mais completa de si mesma. O cuidar de si e as questões estéticas até para as mulheres eram conceitos fúteis porém agora são uma questão de bem estar, lifestyle, de completar-se e de unir o exterior com o interior. Uma complementaridade do “ser pessoa”. Até podemos perceber isso no desenvolvimento do que o homem começou a pensar de si, o pai não é somente aquele que trazia dinheiro para a casa e fazia umas festa no filho. A paternidade é mais que isso. O conceito de ser homem mudou pelo ambiente, pela publicidade e pela troca de experiencias entre amigos. Esta mudança começou na compreensão do papel do homem e na questão dos afectos. A mentalidade começou a mudar em casa e no interior de cada um. A questão de cuidar mais da sua imagem está ligada, sem dúvida, a uma nova visão do homem O homem tem necessidade de ser mais completo e ter uma parte activa e assim tem mais cuidado no aspecto e na elegância.


