CX-5, novo capítulo para a Mazda

CX-5, novo capítulo para a Mazda

CX-5, novo capítulo para a Mazda

O novo CX-5 da Mazda abre um novo capítulo para a marca, ao tornar-se no seu primeiro modelo a adotar a Mazda E/E Architecture+ (Mazda EEA+), arquitetura elétrica e eletrónica de próxima geração da Mazda, um interface homem-máquina (HMI) avançado com Google integrado, ao centro da experiência de condução. Estes elementos operam em harmonia para oferecer um cockpit que combina tecnologia de ponta com um design simplificado e focado no condutor.

A nova Mazda EEA+ reúne as unidades de controlo eletrónico do veículo, as camadas de software, as redes de comunicação e os servidores externos que suportam as funções digitais da viatura. Esta plataforma avançada constitui a base das capacidades HMI e de conectividade reinventadas do novo Mazda CX-5 e permite atualizações de funcionalidades over-the-air (OTA), bem como Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), lançando as bases para os futuros Veículos Definidos por Software (SDV) da Mazda.

A nova experiência HMI foi concebida para manter os condutores totalmente no controlo, minimizando as distrações visuais, manuais e cognitivas. Ela herda a filosofia de segurança da Mazda, buscando simplicidade e facilidade de utilização em todas as interações. Ao centro de um layout horizontal robusto, encontra-se um novo ecrã tátil integrado, de 12,9 ou 15,6 polegadas, com interação personalizável ao estilo de um smartphone. Os controlos principais seguem uma lógica que privilegia a segurança: permanecem os botões físicos para as funções essenciais, com as funcionalidades utilizadas com mais frequência posicionadas mais acima e permanentemente visíveis, reduzindo o movimento dos olhos. 

Todas as versões do modelo estão equipadas com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um head-up display de maiores dimensões, face à geração anterior. Os interruptores capacitivos no volante consolidam as funções essenciais, como a visão de 360 graus e o sistema Mi-Drive, permitindo ainda a utilização tradicional dos botões basculantes. O reconhecimento de voz de elevada precisão permite um controlo total sem necessidade de tirar as mãos do volante.

Com a plataforma Google integrada pela primeira vez num modelo Mazda, o novo CX-5 será primeiramente lançado nos mercados com o Google Assistant, havendo uma posterior atualização para o Google Gemini, o assistente de IA da Google. Tal permitirá um controlo natural e conversacional para tudo o que é importante na estrada, do ajuste do controlo da climatização, até ao processo de encontrar um destino. O Apple CarPlay, o Android Auto™, a app MyMazda e um sistema de áudio premium Bose®, com 12 altifalantes, elevam a experiência digital no interior deste automóvel.

A integração do sistema Mazda EEA+ e do avançado HMI com Google integrado é complementada pelos princípios de design japoneses da Mazda, com um interior que oferece uma atmosfera tranquila e espaçosa com materiais refinados.

No exterior, o novo CX-5 traduz os avanços do design Kodo da Mazda, assumindo uma postura mais confiante e proporções melhoradas, sendo alimentado pelo motor de 2,5 litros a gasolina e-Skyactiv G, de 141 cv, dotado de tecnologia Mazda M Hybrid.

Primeiras unidades em breve em Portugal

Estando, gradualmente, a chegar aos salões de vendas dos diferentes mercados da Europa, o novo Mazda CX-5 terá, muito breve, o seu lançamento comercial em Portugal, entregando-se a partir de março as unidades encomendadas aquando da ação de pré-vendas iniciada no último trimestre de 2025.

Disponível em 8 cores – dos tradicionais tons Artic White, Machine Grey, Polymetal Gray e Jet Black, ao muito popular Soul Red Crystal, nos recentes Rhodium White e Aero Grey e ainda na nova cor Navy Blue, nas encomendas colocadas a partir da segunda quinzena de janeiro.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

CX-5, novo capítulo para a Mazda

bookmark_border

mais em Lifestyle

PAM01284, um orgulho em bronze da Panerai

a redireccionar em 10 segundos