Artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022

Artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022

Artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP.

Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, Maria Trabulo, René Tavares e Rita Ferreira são os artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Em outubro de 2022, o grupo de artistas participa numa exposição coletiva, a ser apresentada no maat, no âmbito da qual será atribuído o prémio.

Mais de 700 candidaturas foram analisadas por um júri de seleção que, nesta 14ª edição, foi composto por Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos, que serão também responsáveis pela curadoria da exposição.

O júri constatou “o enorme mérito e a capacidade de trabalho dos artistas em Portugal.” Apesar da idade não ser critério de elegibilidade, na seleção final “colocou-se o foco numa geração de artistas com menos de 40 anos que se está a afirmar, pela qualidade conceptual e formal, na produção artística nacional e internacional. Ainda que trabalhando a partir de pressupostos formais, materiais e narrativos muito diferentes, a pesquisa dos nomeados testemunha uma reflexão fundamental sobre o nosso lugar e a nossa agência nas sociedades contemporâneas”, acrescentam os curadores.

O prémio é uma iniciativa da Fundação EDP que visa contribuir para a nova criação e a promoção dos valores da arte contemporânea, pelo que são elegíveis as candidaturas de artistas de nacionalidade portuguesa, residentes ou não em território nacional, e de artistas de nacionalidade estrangeira que residam em Portugal, em início de carreira. 

A Fundação EDP “orgulha-se deste prémio, lançado há mais de 20 anos, e que hoje é um dos mais representativos e prestigiados junto da comunidade artística. A sua importância é também medida pelas escolhas feitas pelos vários júris, que permitiram lançar jovens talentos que, ao longo destes anos, consolidaram uma carreira internacional”, acrescenta Miguel Coutinho, diretor geral da Fundação EDP.

A pessoa vencedora será escolhida por um júri de premiação, constituído por personalidades de reconhecido mérito nas áreas das artes plásticas e visuais (a anunciar brevemente), e receberá um prémio no valor de 20 mil euros. 

Nas suas edições anteriores, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP teve como vencedores Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Policarpo. 

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2022

bookmark_border

mais em Culture

Aplicação para apoiar os refugiados ucranianos

a redireccionar em 10 segundos