Os homens, a ansiedade e o Natal. Para muitos, o Natal é um momento de celebração: comer, beber, passar o tempo com a família e amigos e desfrutar de uma merecida pausa. No entanto, para aqueles que lutam com um problema de saúde mental, a temporada pode ser um momento especialmente difícil.
Os números são ainda mais alarmantes nos homens. Num estudo com um universo de 140 pessoas, 48% dos homens concordaram que se sentiram mal em dezembro, 45% dizeram que se sentiram pior durante o período de Natal em comparação com qualquer outra época do ano.
Com isto dito, o Dr. Earim Chaudry, MD da plataforma de saúde masculina Manual destacou os cinco principais motivos pelos quais os homens podem estar lutando com a sua saúde mental neste Natal, e as formas de combater com a tristeza festiva.
Ingestão de bebidas alcoólicas
O álcool é um depressivo, o que significa que afeta os níveis cerebrais de serotonina e dopamina – substâncias químicas que nos fazem felizes. Isso significa que, embora possa sentir uma alegria inicial enquanto bebe, no dia seguinte você terá uma deficiência desses mesmos produtos químicos, o que pode levar a uma maior sensação de ansiedade, depressão ou depressão.
É importante conhecer seus limites e beber com moderação durante o período de Natal, especialmente se você tem tendência a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Tente reduzir o tamanho de suas bebidas e evitar bebedeiras. Além disso, não beba com o estômago vazio. Uma grande refeição pode ajudar a retardar a absorção de álcool, ajudando você a manter o controle.
Controlar as finanças
Muitas pessoas contraem dívidas na época do Natal devido à pressão de comprar presentes caros para amigos e entes queridos. Um estudo recente descobriu que um quarto das pessoas terá dificuldade em pagar as despesas de Natal este ano, com pouco menos da metade (45%) que afirmam poder pagar com conforto.
No entanto, contrair dívidas pode levar a condições como depressão ou ansiedade, pois as pessoas sentem a incapacidade de administrar o dinheiro ou sentem que suas finanças estão fora de controle.
É importante ser honesto e aberto com você e com seus entes queridos durante o Natal. Estabeleça um orçamento e permaneça dentro dele – um presente atencioso não precisa custar uma fortuna.
Solidão
A solidão é um dos maiores contribuintes para a depressão no Natal, especialmente para as gerações mais velhas durante a pandemia. Não poder ver amigos e familiares ou simplesmente sentir-se isolado pode contribuir para a solidão.
Se você estiver passando por dificuldades neste Natal, fale com um amigo ou membro da família e explique que precisa de apoio. Tente sair de casa se possível, passear, conversar com os vizinhos ou mesmo ser voluntário, tudo isso pode ajudar.
Esgotamento social
A sociedade afirma veementemente que o Natal é um momento de alegria, risos e comemorações. No entanto, para as pessoas que lutam contra a depressão, esses tipos de pressões e lembretes constantes de que deve ser feliz podem fazer se sentir ainda pior.
Se está lutando para se socializar neste Natal, lembre-se de que não precisa fazer nada que possa prejudicar sua saúde mental. Embora seja importante não se isolar ou ficar recluso, não se sinta pressionado a ver todos e simplesmente explique que você só precisa de um tempo sozinho para recarregar as baterias. Sempre priorize você e sua saúde mental em primeiro lugar.
Lidando com o luto
Uma das partes mais difíceis do Natal para muitos é aceitar que um ente querido não está mais com eles. O luto pode deixar muitas pessoas deprimidas durante o Natal, especialmente ao refletir sobre as velhas lembranças de quando essa pessoa ainda estava por perto.
Certifique-se de se comunicar com amigos e familiares sobre como você está se sentindo, em vez de varrer seus sentimentos para debaixo do tapete. Se a dor ainda é recente ou opressora, tire o ano de folga. Se alguém perguntar, diga que você precisava de um tempo para si mesmo este ano e que espera voltar às festividades no ano que vem.
E se você conhece alguém que está de luto neste Natal, ligue para ele ou convide-o para um café ou jantar. Deixe-os saber que você entende que pode ser um momento difícil para eles porque é Natal e que você está lá para eles se precisarem de você.
Photo by whoislimos on Unsplash