Helsínquia apresenta design em Pequim. O programa Designing Better Life de Helsínquia, no maior festival de design da Ásia, apresentou o pensamento de design de Helsínquia por meio de inovações inteligentes no desenvolvimento urbano sustentável e na educação. Partes do programa foram implementadas como eventos virtuais e híbridos, nos quais os visitantes puderam participar por meio da instalação The Recipes for Happy Helsinki Home projetada por JKMM Architects e construída em Pequim.
Em dois seminários de especialistas, o público pôde ouvir apresentações sobre soluções urbanas inteligentes e sustentáveis e inovações em aprendizagem e educação. Além destes, a instalação também foi utilizada para a realização de eventos de discussão sobre Diplomacia de Design e workshops para crianças e famílias.
No geral, o programa de Helsínquia na Beijing Design Week contou com a presença de mais de 10.000 visitantes do festival no local e online.
“Estamos extremamente gratos e felizes por Helsínquia ter sido escolhida como Cidade Convidada do festival este ano. É ótimo ver que o programa de Helsínquia atraiu muito interesse do público chinês e dos profissionais que foram o público-alvo dos seminários. O objetivo do projeto Guest City de Helsínquia era fortalecer a cooperação entre as cidades e abrir novas oportunidades internacionais para as empresas participantes. No que diz respeito às restrições causadas pela pandemia COVID-19, a implementação e a cobertura da empresa do programa Guest City foram extremamente bem-sucedidas ”, disse Marja-Leena Rinkineva, diretora de desenvolvimento econômico da cidade de Helsínquia, maravilhada.
“Para os seminários do programa Helsinki Guest City, um total de dez empresas foram selecionadas para representar as mais novas soluções em desenvolvimento urbano sustentável e inovações na educação. Os participantes chineses demonstraram maior interesse em soluções limpas e temos recebido solicitações de contato sobre competências em energia e carregamento de carros elétricos, por exemplo. Acredito que participar como uma cidade convidada foi uma grande oportunidade para iniciar uma nova cooperação e novas oportunidades de negócios para empresas sediadas em Helsínquia”, disse Miska Hakala, CEO do Helsinki Business Hub.