‘O Sítio da Mulher Morta’, inserido no projeto TREZES, vai estrear esta sexta-feira, dia 12, às 23h00 na RTP1.
Da ambiciosa coleção de telefilmes, da produtora Marginalfilmes, inspirados em narrativas dos grandes escritores nacionais, ‘O Sítio da Mulher Morta’ é o único do projeto realizado pelo produtor e realizador José Carlos de Oliveira.
Com base no conto homónimo de Manuel Teixeira-Gomes (1860-1941), trata-se de uma Novela Erótica em torno da memória efabulada de uma personagem feminina, e o seu efeito na vida morna das rotinas de um casal; o conceito do erotismo como impulso absoluto, arrasador, um contrarromantismo que redunda num outro romantismo.
É uma história de desejo e traição, de paixão e morte, com uma imensa beleza singular.
Segundo José Carlos de Oliveira, Diretor da Marginalfilmes: “A escolha da realização do ‘O Sítio da Mulher Morta’ tem a ver com a atração emotiva que a escrita de Manuel Teixeira-Gomes exerce sobre o meu imaginário, nomeadamente no que toca às Novelas Eróticas. No meu entender, as artes devem ser provocatórias; diria que este era o conto que eu tinha de filmar.”
“Foi um grande desafio e uma enorme responsabilidade realizar uma adaptação de um tão excelente escritor. Queremos conseguir transportar os espectadores para dentro da narrativa, transpondo-os para os comportamentos das personagens principais e fazendo-os sentir o que estas estão a sentir.” acrescenta ainda o famoso cineasta.
Produzido por José Carlos de Oliveira e Ricardo Pugschitz de Oliveira, o projeto TREZES é transmitido semanalmente, e tem como objetivo contribuir para o crescimento e consolidação da relação dos públicos com a literatura e o cinema portugueses.
O projeto ‘Trezes’ reúne 13 grandes autores portugueses dos últimos 200 anos, desde Alexandre Herculano a Rui Zink, com 13 realizadores nacionais, levando até ao ecrã 13 telefilmes, cada um deles sobre um conto da nossa literatura.