Um relógio que nos leva às profundezas do oceano. Há dois anos atrás, a MB&F apresentou a Horological Machine N° 9, apelidada de HM9 ‘Flow’: uma homenagem aos extraordinários designs automóveis e aeronáuticos das décadas de 1940 e 1950. O resultado foi uma peça como nenhuma outra que evocou as linhas fluidas e aerodinâmicas da época.
Na altura, embora a aparência externa do HM9 provavelmente chamasse a maior parte da atenção, o fundador da MB&F, Maximilian Büsser, descreveu o motor interno como “o movimento mais bonito que criamos até agora”. A próxima etapa lógica era encerrar essa mecânica num invólucro transparente.
Nasce a Horological Machine N ° 9 ‘Sapphire Vision’, também conhecida como HM9-SV. A pergunta que se impõe é, porquê dois anos para finalmente propor uma caixa HM9 em cristal de safira? A resposta é simples: era teoricamente impossível. Se olharmos atentamente para outras caixas de safira, elas são essencialmente compostas de duas placas planas aparafusadas.

A caixa do HM9 é tudo menos plana. Tudo é movimento entre curvas e bolhas. Graças muitos anos de experiência com cristais de safira complexos – e com a ajuda preciosa de especialistas – fomos finalmente capazes de quebrar a concepção, mecânica e polimento de uma caixa HM9 transparente que permaneceu fiel às suas linhas fluidas.
Para tornar as coisas ainda mais desafiantes, o requisito mínimo de qualquer caixa MB&F é 30 m de resistência à água. A caixa de cristal de safira do HM9 é selada com uma combinação proprietária de junta de borracha tridimensional patenteada e ligação composta de alta tecnologia, controlada graças a um processo interno envolvendo vácuo e alta temperatura.
Habitando a caixa transparente, o movimento HM9, composto por duas rodas de balanço totalmente independentes, cada uma localizada em seu próprio pod lateral. Mas o cérebro real é o diferencial planetário central, realizando a delicada tarefa de calcular a média de dois batimentos cardíacos distintos num pulsar de tempo coerente. Este é fornecido por engrenagens cónicas ao display de tempo vertical num mostrador de cristal de safira, marcado com Super-LumiNova.

No reverso, coaxiais abaixo de cada uma das balanças estão as hélices: turbinas gêmeas que giram livremente como um elemento de puro interesse visual, esperando que alguém inicie um novo tipo de exploração.
Dois anos após as edições iniciais do HM9 Flow ‘Air’ e ‘Road’ conquistaram a terra e o céu, o HM9-SV nos leva às profundezas do oceano: estamos num navio exploratório de Atlântida!
HM9 Sapphire Vision vem em quatro edições, cada uma limitada a apenas cinco peças: duas edições com moldura de ouro vermelho 18K, combinada com um motor preto revestido de NAC ou azul revestido de PVD; e duas edições com moldura em ouro branco 18K, com motor revestido a PVD roxo ou ouro vermelho.