Uma longa amizade ítalo-suíça

Foi em 1988, há mais de 30 anos, que a Frederique Constant, empresa familiar independente, foi fundada em Genebra, o coração da indústria relojoeira suíça. Enquanto isso, na costa italiana, nascia a Riva Historical Society – uma associação que celebra a “La Dolce Vita” e que se dedica a preservar os Riva, os lendários barcos de madeira construídos à mão e que representam o estilo de vida italiano despojado dos anos 20 aos 60.

Em 2009, a parceria da Frederique Constant com a Riva Historical Society dá origem à coleção Runabout. Em 2020, para celebrar esta colaboração, a Frederique Constant apresenta o novo modelo Runabout RHS Chronograph Automatic, disponível em duas séries limitadas de 2888 exemplares cada.

A coleção Runabout, com vários relógios de edições limitadas, é inspirada na história e no universo dos Riva, tomando emprestado alguns códigos náuticos e representando a perícia artesanal e o luxo, características comuns aos relógios e a estes barcos.

Em 2020, esta parceria é reforçada com o regresso de uma complicação que não se produzia já há alguns anos: o cronógrafo. Este relógio evoca o passado desportivo da casa Riva que, em 1962, produziu alguns modelos com um potente motor (2 x 185 cv) que permitiam desfrutar dos emocionantes desportos náuticos no Lago Iseo, local onde nasceram os Riva.

Com uma caixa em aço de 42mm, os novos relógios Runabout RHS Chronograph Automatic possuem um cronógrafo tri-compax (12h-6h- 9h) accionado pelo calibre automático FC-392, garantindo autonomia de 46 horas. As origens suíças revelam-se através do mostrador guilloché – acabamento tradicional da alta relojoaria suíça – cinzento ou prateado, dependendo do modelo. No mostrador dois ponteiros luminescentes deslizam sobre a janela de data às 6 horas e são complementados com um ponteiro dos segundos central em aço de cor azul, que remete para os reflexos dos grandes lagos italianos. Este tom marítimo é reproduzido ainda nas costuras da correia em pele preta.

Duas séries limitadas

A exclusividade destas edições, cada uma limitada a 2.888 exemplares, é indicada no fundo da caixa de cada relógio através de um número individual, mas também com a gravação original que representa a bandeira oficial da Riva Historical Society, no vidro de safira do relógio. Através deste, os fãs da mecânica relojoeira podem observar em detalhe o movimento FC-392, que oscila a uma frequência de 28.000 alternâncias/hora (4 Hz).

Cada relógio é entregue com uma caixa especial e com uma réplica em miniatura do lendário barco Riva.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Uma longa amizade ítalo-suíça

bookmark_border

mais em Lifestyle

Um novo veículo desportivo

a redireccionar em 10 segundos