Uma boa aposta na Baixa de Lisboa

Uma boa aposta na Baixa de Lisboa

Quando surge uma boa aposta na Baixa de Lisboa, ficamos contentes, pois, no meio de tanta oferta menor em qualidade e em aparência, existe quem trate bem a herança conserveira portuguesa.

A ‘Loja das Conservas’, um projecto da ANICP – Associação Nacional da Indústria Conserveira Portuguesa, anuncia a criação de dois restaurantes em duas zonas privilegiadas da Baixa Lisboeta: no número 83 da Rua da Assunção e no 130 da Rua do Arsenal. Os dois espaços, que complementam a experiência da ‘Loja das Conservas’ à cozinha tradicional portuguesa, acolhem um ensaio gastronómico pioneiro em que toda a carta é desenhada com o produto das conservas de peixe portuguesas como ingrediente central.

O nosso almoço de prova foi um momento excelente, onde podemos comprovar como se pode fazer culinária com conservas:

  • Azeite Aromatizado
  • Chamuça de Atum com caril
  • Sardinhas em tempura de limão, picante e fumada com molho de iogurte e pepino
  • Morcela de Sangacho
  • Picas à bulhão Pato
  • Bacalhau à Brás
  • Sardinha Picante com Migas Alentejanas
  • Empadão de Cavala Fumada
  • Mousse de queijo de Azeitão.
  • Semifrio de Cavala

As duas imagens são dos dois pratos que mais gostamos e recomendamos! Aproveitem o bom que existe na Baixa da nossa capital.

Castro e Melo, o secretário-geral da ANICP, assinala que “o lançamento de um projecto gastronómico é o curso natural da ‘Loja das Conservas’ que, mais que uma loja e restaurante, é uma plataforma que visa reunir toda a indústria na promoção e divulgação das conservas de peixe enquanto produto acessível, saudável, versátil e gourmet, podendo ser um ingrediente único na confeção de um prato à mesa dos portugueses”. Sobre os próximos projectos da ‘Loja das Conservas’, Castro e Melo adianta que “o Porto será, certamente, o próximo local a acolher esta experiência gastronómica”.

Desenhada pela mão dos Chefs do Restaurante da Loja das Conservas, André Palma e Tiago Neves, a carta foi pensada, acima de tudo, para o consumidor português, dadas as características dos pratos propostos em menu, bem como o conceito do espaço. Sendo também uma atração turística, não só pela diversidade de produtos com um design icónico, como pelo espaço cuja decoração vagueia entre a modernidade e a tipicidade, os Restaurantes da Loja das Conservas prometem também surpreender os visitantes estrangeiros que rumarem à baixa lisboeta.

Uma equipa jovem que promete entrar no roteiro gastronómico nacional, o Chef André Palma, de 24 anos, é lisboeta e o Chef Tiago Neves, de 26 anos, nasceu na Anadia, Distrito de Aveiro. André Palma estudou dois anos Escola de Hotelaria do Estoril e um ano na Escola de Hotelaria de Lisboa. Passou por vários restaurantes de cozinha tradicional portuguesa em Lisboa, Estremoz e Palmela e descobriu o gosto pela cozinha com o seu pai. Tiago Neves conta com uma licenciatura em Restauração e Catering pelo Instituto Politécnico da Guarda. A cozinha surgiu-lhe como um desafio que acabou cumprir em diversos restaurantes de cozinha tradicional portuguesa como o Dux Petiscos, em Coimbra e Pedra Cancela, em Nelas. Tiago Neves estagiou ainda com o Chef Vitor Sobral.

Entre entradas, petiscos e sobremesas, foram criados cerca de 20 pratos em que o produto das conservas de peixe nacional é o ingrediente central. As propostas dos Chefs André Palma e Tiago Neves são ainda acompanhadas por uma carta de vinhos que visa a harmonização com os pratos do Restaurante da Loja das Conservas.

Em matéria de entradas e petiscos, poderão ser encontrados no Restaurante da Loja das Conservas confeções singulares como Croquete de Atum, Pastel de massa tenra com bacalhau e grão, Croquete de Sardinha e Tomate Picante ou, um dos ícones do espaço, a Chamuça de Atum com Caril.

A nível de pratos principais os Chefs André Palma e Tiago Neves apostaram em grandes estrelas da gastronomia nacional como o Bacalhau à Brás, a Massada de peixe, as Migas Alentejanas acompanhadas por Sardinha Picante e até mesmo as típicas Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, todos confecionados com peixe em conserva. 

No que respeita a sobremesas, o Restaurante da Loja das Conservas conta com uma oferta clássica apimentada de inovação como a Mousse de queijo de Azeitão ou o Pudim Abade de Priscos, contudo, as conservas de peixe nacional também contam com uma especialidade doce, tendo sido criado um Doce da Casa – Semifrio de Cavala, uma invulgar sobremesa que promete surpreender os clientes do espaço.

Os novos restaurantes da Loja das Conservas estão abertos todos os dias. O Restaurante da Rua da Assunção tem a capacidade de cerca 28 pessoas na sala e 30 na esplanada e está aberto de terça a domingo, das 12h às 22h, e o da Rua do Arsenal está aberto todos os dias da semana, de domingo a quarta das 12h às 22h, e de quinta a sábado até às 22h, e pode receber cerca de 40 lugares sentados. O preço médio por refeição, sem bebidas incluídas, poderá rondar os 15 – 20€.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Uma boa aposta na Baixa de Lisboa

bookmark_border

mais em Lifestyle

Usar protector solar no rosto é importante

a redireccionar em 10 segundos