Hoje de manhã, fomos conhecer a estratégia de sustentabilidade da Nespresso, The Positive Cup, que pretende tornar a marca na mais sustentável marca de café do mundo.
De facto, a necessidade de projectos sustentáveis ao nível humano, de produção e do cuidado pelo ambiente é urgente. Cada vez que uma marca aposta nisso, todo o futuro do planeta ao nível humano, social e ecológico é resguardado. Damos os parabéns à marca por este esforço ambicioso.
Segundo Stefano Goglio, Market Director da Nespresso em Portugal, “A nossa aproximação ao tema da sustentabilidade sempre foi idealizada de forma a fazer mais do que a simples minimização do impacto do negócio. O desenvolvimento de programas inovadores, em conjunto com os nossos parceiros, demonstra o nosso compromisso para com a Criação de Valor Partilhado e gera impacto positivo em todas as partes envolvidas na nossa cadeia de valor. Este investimento na sustentabilidade é a forma de garantirmos, a longo prazo, o sucesso do nosso modelo de negócio”.
Os objectivos da estratégia até 2020
A visão desta estratégia de sustentabilidade baseia-se na criação de uma chávena de café que tenha um impacto positivo no mundo. A Nespresso acredita que cada chávena de café pode não só proporcionar um momento de prazer a quem a toma, mas também restaurar e revitalizar todos os recursos utilizados na cadeia de valor do café – desde a planta até à chávena.
The Positive Cup incorpora assim metas ambiciosas, a atingir até 2020, para os seus três pilares – Fornecimento do Café; Reciclagem das Cápsulas; Clima.
Café de origem 100% sustentável
Apenas 2% do café produzido no mundo cumpre os padrões de excelência Nespresso. Assim, a marca ambiciona:
- Garantir que 100% do café utilizado na gama permanente de Grands Crus Nespresso seja obtido de forma sustentável, de acordo com o Programa Nespresso AAA para a Qualidade SustentávelTM, um programa criado em 2003 que assenta no acompanhamento direto aos agricultores, levando-os a produzir café de elevada qualidade, através da adoção de práticas agrícolas e práticas sociais e ambientais sustentáveis, que os levam assim a melhorar a sua produtividade e a implementar iniciativas de redução de custos, resultando num aumento da sua rentabilidade.
- Ajudar e dar assistência aos produtores para que atinjam elevados padrões de certificação através dos nossos parceiros de longo prazo, a Rainforest Alliance e a Fairtrade International;
- Expandir o Programa Nespresso AAA Farmer Future, o primeiro sistema de pensões para os produtores de café na Colômbia, desenvolvido em conjunto com a Nespresso, o Ministério do Trabalho colombiano e a Faitrade International, entre outras entidades.
- Revitalizar a indústria de café no Sudão do Sul, permitindo pela primeira vez a exportação de café deste país no pós-guerra, através do investimento iniciado no país em 2014, pela Nespresso.
Alumínio tratado de forma 100% sustentável
- Expandir a capacidade de recolha de cápsulas de alumínio usadas para os 100%, seja qual for o mercado em que a Nespresso atue e aumentar os índices de reciclagem;
- Garantir que o alumínio utilizado para a produção de novas cápsulas cumpra os padrões da “Iniciativa para a Utilização do Alumínio”, atualmente em desenvolvimento no âmbito do programa liderado pela IUCN.
Redução da pegada de carbono com operações 100 % eficientes
- Promover a redução de mais 10% da nossa pegada de carbono atual, através da implementação de operações 100% eficientes em toda a sua cadeia de valor.
- Adicionalmente, a marca pretende ainda tornar-se 100% neutra em relação ao carbono, através de um extensivo programa agroflorestal.