3 questões para quem quer perder peso

3 questões para quem quer perder peso

Entramos na segunda fase da dieta que tentará instaurar no caos da vida de um blogger uma certa ordem alimentar e de nutrição. Por isso, colocámos à nutricionista Rita Santos da Clínica MaxFac algumas questões que podem ajudar todos os que querem perder peso.

– Para quem começar a operação praia 2016, quais são os primeiros conselhos, de modo especial, aos homens.

Existem variadas estratégias para perder peso. Em todas elas existe, efetivamente, perda de peso. Mas nem sempre a perda de peso é corretamente efetuada.

Emagrecer significa perder gordura, não significa apenas perder peso. A problemática transversal à maioria das dietas (aqui incluímos as tão validadas e defendidas Dietas Convencionais ou Dietas Hipocalóricas) é que nestas existe perda de peso, mas cerca de 70% dessa perda corresponde a massa muscular, não massa gorda.

O principal conselho que podemos deixar é que procurem estratégias de emagrecimento em que o foco seja perder gordura, tais como as dietas cetogénicas proteicas, pois como se baseiam na perda de gordura, “esculpem” o corpo de maneira a estarem apresentáveis para a época de veraneio!

Estas, quando correctamente aplicadas e acompanhadas por um profissional especializado (em Portugal, o especialista em patologias relacionadas com o peso é o Nutricionista, apenas), são de grande eficácia e, quando completadas até ao final, proporcionam uma manutenção do peso a longo prazo, conforme está comprovado e validado cientificamente.

Ressalvamos que deverão procurar dieta cetogénicas normoproteicas, como é o caso do Método Slim7, sendo que a maioria das dietas de aspecto semelhante existentes no mercado são dietas hiperproteicas, normalmente ligadas a possiveis danos renais e hepáticos.

– O que é essencial num regime para perder peso?

O essencial é a opção pela estratégia correta, o foco e a resiliência. A pessoa tem que entrar num estado de automotivação e nunca perder o foco no resultado.

Tem que se mentalizar que uma dieta é um tratamento e que, como qualquer outro tratamento, não é para sempre. É um período limitado de tempo, em que atingirá o peso desejado e posteriormente vai poder comer livremente e corretamente.

Claro que, nos casos das dietas clássicas, entendemos que sejam pouco motivadoras, visto serem muito lentas, restritivas e com resultados pouco visíveis.

– Como aconteceu connosco, a Slim7 é um meio para dar o pontapé de saída para perder peso, mas, e depois?

O processo em que o Método Slim7 se baseia (dieta cetogénica proteica) é, tal como refere, um excelente meio para dar o pontapé de saída, devido à rápida perda de gordura que acontece logo ao inicio.  Mas não fica por aí: o Método Slim7 tem na sua formulação, uma 2ª etapa denominada Etapa de Equilibrio Metabólico. Esta é, nada mais nada menos, do que a etapa em que, após perdermos a massa gorda pretendida, iniciamos a reeducação alimentar, readaptando o nosso metabolismo a um novo peso e a uma nova alimentação, mais saudável e estruturada.

Daí que podemos afirmar que o Método Slim7, quando bem acompanhado, permite o “pontapé de saída” mas também a manutenção após o “final do jogo”.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

3 questões para quem quer perder peso

bookmark_border

mais em Lifestyle

Essenciais para um verão ainda longínquo

a redireccionar em 10 segundos