Sem a menor dúvida, a preocupação dos homens por uma aparência mais cuidada é um facto já assumido na sociedade. Por isso, o Gentleman’s Journal quis conversar com Christopher Johnsson, médico e cirurgião plástico.
Dr. Christopher Johnsson é um cirurgião plástico com dupla nacionalidade (portuguesa-brasileira), com experiência na área há cerca de 14 anos. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e está inscrito na Ordem dos Médicos de Portugal.
Foi aluno do Prof. Ivo Pitanguy – cirurgião plástico de renome, conhecido como o melhor do Brasil e do mundo – e após os 3 anos de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica, inaugurou a sua própria clinica privada no Rio de Janeiro, em 2002. Em 2007 mudou-se com a família para Portugal e desde então opera na Clinica da Beloura.
Dr. Christopher Johnsson procura ser reconhecido pelos seus resultados naturais nos mais variados tratamentos de estética, preenchimento, botox e cirurgias estéticas não cirúrgicas.
1 – Como definir um homem elegante?
Para mim um homem elegante é aquele que sabe escolher a roupa certa para cada ocasião. Não está nem “over dressed”, nem vestido inadequadamente para uma ocasião. Um homem pode estar elegante com peças básicas como umas calças de ganga, t-shirt preta, blazer e sapato tipo loafer por exemplo para um “cocktail” ao final da tarde. Assim como uma festa `a noite, mais formal, pede um fato com uma gravata e um bonito relógio por exemplo. A elegância está no facto de saber misturar peças básicas com peças mais exclusivas, e não estar vestido de “marca” dos pés `a cabeça…
2 – Os homens precisam de role models quanto ao vestir? Quais são os seus?
Não tenho um role model específico para citar… mas estou sempre atento `as montras das lojas masculinas, `a publicidade em revistas voltadas para o público masculino. Gosto, por exemplo, de identificar uma peça num manequim de uma montra de loja e depois saber usar aquela peça com outras que já tenho. Assim fica um estilo pessoal e não uma cópia de um “look”.
3 – Diga-nos 3 peças indispensáveis no seu guarda-roupa e porquê?
Uns jeans elegantes são indispensáveis porque tanto podem ser usados numa sunset party na praia, como numa festa `a noite. Tudo depende das outras peças que combinam com os jeans. Uns bonitos loafers Gucci ou Prada são outra peça fundamental. Há ocasiões em que podemos estar com uma t-shirt básica, umas calça de ganga um pouco rasgadas e uns elegantes loafers nos pés e estamos prontos… A terceira peça que não pode faltar no meu armário é um bonito blazer azul escuro. É uma peça versátil pois pode ser usada com uns jeans durante o dia e também `a noite com umas calças clássicas com uma gravata.
4- A preocupação pela aparência esteve sempre presente no homem mas agora é cada vez mais realçado, nota isso na sua actividade diária uma maior procura dos homens?
Sem dúvida que a procura pela Cirurgia Plástica tem aumentado entre os homens. Noto isso no meu dia-dia. Posso dizer que eles têm procurado tanto os tratamentos estéticos não cirúrgicos como preenchimentos e Botox, além das cirurgias estéticas. Isso deve-se ao facto de conseguirmos proporcionar resultados naturais.
5 – Quais são as maiores preocupações dos homens que o procuram? Quais os conselhos que pode dar a cada um deles?
A grande maioria dos homens que me procuram são empresários, advogados, banqueiros… e o objetivo deles é rejuvenescer de forma natural. Eles estão muitas vezes no auge das suas carreiras e querem transmitir `as pessoas um ar de confiança, de liderança e mostrar que estão bem resolvidos com eles próprios. Em muitos casos as suas mulheres já fizeram cirurgias plásticas estéticas, e eles querem também estar bem para elas e não parecer muito mais velhos. Os conselhos que lhes dou é que se não estão contentes com aquele “pneuzinho” `a volta da cintura, ou com a flacidez do pescoço, ou ainda com o ar cansado que o excesso de “bolsas” debaixo dos olhos lhes dá, procurem um cirurgião plástico e não deixem para depois para resolver esses problemas. É possível obter um resultado natural e um ar mais rejuvenescido.
