Relógios com História

Relógios com História

 

Desde os seus primórdios, em 1775, que a Manufactura Breguet é reconhecida pela técnica e estilo perfeitos na criação de relógios de excepção.

Não satisfeito em replicar os feitos dos seus antecessores, Abraham-Louis Breguet sempre procurou quebrar os limites da relojoaria, marcando a sua história com invenções como o pare-chute, a espiral de balanço Breguet e, naturalmente, o turbilhão.

Para além de pesquisa técnica, a marca também se distingue pela sua procura constante de elegância. Conjugar a beleza com a mecânica, longe de ser uma contradição, concentra a dedicação a um único objectivo: a produção de peças extraordinárias.

A sociedade contemporânea de Abraham-Louis Breguet reconheceu isso mesmo, e com o sucesso chegou o prestígio. Entre os seus clientes contavam-se a Rainha Maria Antonieta, Napoleão Bonaparte e Carolina Murat, Rainha de Nápoles. A sua reputação era tal que se tornou membro do Bureau des Longitudes e relojoeiro de cronómetros para a Real Marinha Francesa.

Ao longo dos anos, a Breguet tem-se empenhado em perpetuar a visão criativa e dar continuidade à demanda pela precisão, tão importante para o seu fundador. Sob a liderança do seu Presidente e CEO Marc A. Hayek, a empresa libertou-se de tabus relojoeiros, como o magnetismo, ao explorar novas possibilidades e materiais inovadores. Esta abordagem permitiu à Breguet introduzir uma série de inovações desenhadas para melhorar o desempenho dos seus mecanismos e para mover paradigmas relojoeiros. A roda de balanço e escape em silício, pivots magnéticos e a pesquisa nas áreas da acústica e propagação de som foram desenvolvidos em tributo ao espírito pioneiro de Breguet, capitalizando experiências passadas para expandir as fronteiras actuais.

Se os desenvolvimentos técnicos estão intimamente ligados à história da Breguet, também estão os seus princípios decorativos. Os códigos estéticos característicos da marca e o extraordinário nível de acabamentos à mão, de acordo com técnicas seculares transversais a todas as suas colecções.

A Breguet é um das poucas manufacturas relojoeiras que ainda faz as suas gravações à mão de forma tradicional, e que expandiu recentemente as suas instalações para manter vivas as antigas técnicas artesanais e para reunir as suas técnicas artísticas num só local. Este respeito pela tradição, constantemente reformulado, ganha expressão em cada peça produzida. O distinto passado da Breguet é assim revivido pelos seus técnicos e artesãos, os quais criam regularmente novos modelos que prestam tributo ao passado da marca num modo contemporâneo.

Podemos de 4 a 7 de Dezembro, na mais recente Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade observar uma exposição inédita de Alta Relojoaria Breguet. O evento, que reúne 70 peças relojoeiras da marca suíça, conta com exemplares da colecção nacional e outros exclusivos e raros que agora chegam a Portugal temporariamente para esta exposição e que ficam em exibição na loja até ao final do ano.

Entre as peças que poderão ser admiradas, especial destaque para dois Rainha de Nápoles, o White Flower e o Dia/Noite, com diamantes, o novíssimo Tradition Cronógrafo Independente e o surpreendente Classique Hora Mundi, também com diamantes.

Esta exposição exclusiva da Maison suíça é a maior alguma vez realizada em Portugal e contará com um local privilegiado para o efeito: o Salon Breguet, localizado na recém-inaugurada Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade, também ele o maior espaço dedicado à marca no nosso país.

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

Relógios com História

bookmark_border

mais em Lifestyle

ARMANI / PRIVÉ pela primeira vez em Portugal

a redireccionar em 10 segundos